SNS – Melhores Dados, Mais Transparência

A convite da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, o Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES) participou, ontem, na Mesa Redonda – “Mais Literacia | Melhores Dados” promovida no âmbito do evento “SNS – Melhores Dados, Mais Transparência”.

Num debate que contou com as intervenções das Associações de Doentes, Municípios, Administrações Hospitalares e foi moderada por Sofia Couto da Rocha (Health Parliament), esta foi uma oportunidade para os estudantes da área da saúde debaterem com os parceiros sociais a literacia em saúde e o impacto desta nos dados.

A mensagem transmitida por Manuel Talhinhas, representante do FNES na Mesa Redonda e Vice-Presidente da APEF, incidiu na necessidade de garantir a qualidade do registo e o uso ético e inteligente dos dados na produção científica. Na sua intervenção, destacou ainda a necessidade de promover a capacidade analítica dos estudantes da área da saúde de uma forma transversal, e apelou à intercolaboração entre profissionais e estruturas, como forma de melhorar os resultados obtidos da utilização dos dados.

O evento contou ainda com a participação do Sr. Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e demais entidades da área da saúde.

Para saber mais sobre o evento, clica aqui.