Assembleia da Juventude nas Nações Unidas

No dia 24 de outubro de 1945, 51 nações uniram-se em torno do respeito, cooperação, segurança e paz formando a Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje são já 193 países unidos pelos valores e discussão de temas transversais a todos os seres humanos.

A Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, recebeu de 9 a 12 de agosto a Youth Assembly at the United Nations sob o tema Society for All: Equity and Inclusion for a Sustainable Future.

 

A Youth Assembly é um Projeto da Associação “Friendship Ambassadors” e que recorre todos os anos a Missões de Países junto das Nações Unidas para apoiar, organizar e co-financiar. Este ano, a Missão Portuguesa junto das Nações Unidas foi uma das Missões envolvidas, juntamente com a Missão da República do Quénia e a Missão do Sri-Lanka.

O evento contou com um número superior a 1200 jovens líderes e empreendedores oriundos de mais de 70 países, abrindo portas à reunião e debate de temas da maior importância.

 

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) enquanto estrutura representativa dos estudantes de farmácia em Portugal integrou a Delegação Portuguesa composta por Organizações-Membro do Conselho Nacional da Juventude. Num total de nove representantes, a Presidente da APEF integrou a comitiva e participou nas várias sessões do programa educacional.

Temas como a segurança, a paz, a saúde e as novas tecnologias como ferramenta de integração dos cidadãos foram abordados transversalmente, dando voz aos contributos dos inúmeros jovens presentes. Paralelamente, a exclusão dos jovens da mesa de debate relativa a questões como a segurança foi também abordada. De facto, a Resolução 2250 adotada pelo Conselho de Segurança da ONU finalmente reconheceu a relevância da integração dos jovens em discussões que culminem na prossecução dos direitos humanos, dando voz às vozes do futuro.

Poderás consultar o programa aqui:

E ver algumas fotos do evento abaixo.