Twinnet – Intercâmbio entre os estudantes do Porto e Nis, na Sérvia

Este ano, a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (AEFFUP) voltou a inovar, desenvolvendo um projeto de intercâmbio internacional onde estudantes de Ciências Farmacêuticas de vários países puderam interagir entre si. Falamos do Twinnet que, no ano de 2017, uniu futuros farmacêuticos do Porto e de Niš, na Sérvia.

Numa primeira etapa, os estudantes sérvios vieram conhecer a cidade do Porto. Desde passeios pelo Palácio de Cristal e pela Ribeira a workshops de soft-skills dados por um EPSA trainer, estes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a cidade e contactar com a cultura portuguesa. Aos estudantes do Twinnet foi dada ainda a possibilidade de contactarem com projetos de investigação desenvolvidos na nossa faculdade, sendo um deles, por feliz acaso, lecionado na sua língua por uma estudante sérvia a estagiar na FFUP. Para complementar toda esta experiência, e como seria de esperar, foi organizada uma noite internacional para receber estes estudantes, o que permitiu tanto partilhar iguarias culinárias e bebidas típicas dos dois países, como também aprender danças características da Sérvia e de Portugal.

Numa segunda etapa, os estudantes portugueses viajaram até Niš, uma cidade acolhedora que proporcionou vários momentos repletos de história por entre museus e a sua emblemática fortaleza à beira-rio, bem como inúmeras visitas à faculdade com o intuito de, mais uma vez, ficar a conhecer os projetos de investigação que por lá se têm desenvolvido. Os estudantes tiveram ainda oportunidade de explorar o pequeno campo de concentração Nazi e ficar a conhecer uma casa de produção de vinhos perto da cidade. Como não poderia faltar, também houve tempo para provar os sabores gastronómicos dos nossos amigos sérvios, através da tão esperada noite internacional. Esta noite foi recheada de danças, conversas e diversão, tornando-se numa bela noite de partilha cultural.

O Twinnet permitiu-nos estabelecer ligação com realidades de estudantes de farmácia de um ponto tão diferente da Europa e participar numa experiência internacional inesquecível, em que criámos memórias e estabelecemos laços que irão, certamente, ficar para a vida. Por nos terem proporcionado tudo isto, gostaríamos de congratular o Departamento de Relações Internacionais da AEFFUP pela bem-sucedida implementação deste projeto no Porto e esperamos que esta iniciativa se possa repetir nos anos vindouros.

Texto produzido por: João Guedes e Beatriz Fernandes, FFUP