Associação de Distribuidores Farmacêuticos

ADIFA

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA), liderada atualmente pelo Dr. Nuno Cardoso, sediada em Lisboa, é uma Associação sem fins lucrativos, representativa de todos os distribuidores por grosso de medicamentos que cumprem certos requisitos essenciais para esta associação. Esta associação surgiu no sentido de reconhecer os constantes desafios do setor da distribuição grossista, quer a nível nacional como internacional, mantendo a ponte entre a Indústria Farmacêutica e a Farmácia Comunitária. 


A ADIFA integra seis empresas de distribuição por grosso de serviço completo (Alliance Healthcare, S.A.; Botelho & Rodrigues, LDA; Cooprofar – Cooperativa dos Proprietários de Farmácia; OCP Portugal – Produtos Farmacêuticos, S.A.; Plural – Cooperativa Farmacêutica, CRL, e UDIFAR II – Distribuição Farmacêutica, S.A.), ou seja, representa, assim, 86,2% da quota de mercado de distribuição de medicamentos em Portugal. Através dos seus Associados, disponibiliza 29 plataformas logísticas distribuídas pelo território nacional, que asseguram um abastecimento nacional e contínuo das farmácias, hospitais e outros locais de saúde.


Assim, revela-se essencial, tendo em vista a eficiência do circuito do medicamento, o desenvolvimento de plataformas de comunicação que permitam a transmissão de informação de forma célere e otimizada, perspetivando ganhos operacionais e financeiros. A ADIFA pretende, assim, promover a revisão dos protocolos de comunicação instituídos, em colaboração com os restantes stakeholders.

 

Se quiseres saber mais sobre a ADIFA, consulta o seu website.