Doutor Rogério Gaspar

     Iniciou o seu percurso académico em 1985, na Universidade de Coimbra, onde adquiriu o título de licenciado em Ciências Farmacêuticas, no ramo de Farmácia Industrial. Nesse mesmo ano tornou-se Membro da Ordem dos Farmacêuticos e, mais tarde, em 1991, obteve o grau de Doutorado pela Université Catholique de Louvain

     No período de 1984 a 2006, foi docente e investigador na Universidade de Coimbra (Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Centro de Neurociências e Biologia Celular). 

     Entre 1995 e 1999 foi Vice-Presidente da Comissão de Avaliação de Medicamentos (CAM) do INFARMED e, de 1999 a 2000, foi destacado na Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia (REPER) em Bruxelas. 

     No período de 2000 a 2002 foi também membro do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e Vice-Presidente da Comissão de Avaliação do Medicamento (CAM) do INFARMED.  A partir desse ano, até 2011, foi Consultor na Indústria Farmacêutica e Associação Nacional das Farmácias (ANF). 

     De 2007 a 2014, fez parte da Coordenação do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) e de 2009 a 2013 fez parte do Conselho Executivo do European Federation of Pharmaceutical Sciences (EUFEPS). A partir de 2013 até 2017, foi Vice-Reitor e Pro-Reitor da Universidade de Lisboa.   

     Atualmente é Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e investigador no Institute of Bioengineering and Biosciences (iBB) do Instituto Superior Técnico. É também Presidente e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (SPCF) e Vice-Presidente da European Federation of Pharmaceutical Sciences (EUFEPS). 

     É Membro da coordenação do Observatório Português de Sistemas de Saúde (OPSS), coordenador da Plataforma de Especialização Regional Inteligente em Saúde e membro do Conselho Regional de Inovação da Região de Lisboa e Vale do Tejo e associado do Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson/Correia da Serra (IPP/TJ-CS). É ainda Presidente do Conselho de Escola e Presidente do Departamento de Sócio Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.