Doutor Nuno Saraiva

A licenciatura em Microbiologia e Genética, em 2006, marcou o início do seu percurso académico, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo obtido, em 2008, o grau de Mestre em Genética e Biologia Molecular.Posteriormente, em 2012, concluiu o seu Doutoramento em Biologia Celular e Virologia, no Imperial College London Faculty of Medicine. Concluiu o seu percurso académico com o Pós-Doutoramento na University of Cambridge, Department of Pathology.


Desde 2017, é um dos investigadores principais no Research Center for Biosciences & Health Technologies (CBIOS), onde estuda as funções de uma família de canais de iões humanos denominados TMBIM. Atualmente, é também Professor Auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Doutor Hélder Mota Filipe

Iniciou o seu percurso académico na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa onde obteve a licenciatura em Ciências Farmacêuticas. Em 1990, nessa mesma instituição, obteve o grau de Doutor em Farmacologia. Mais tarde, em 1999, concluiu o seu Pós-Doutoramento em Farmacologia da Inflamação, pela Queen Mary, University of London, The William Harvey Research Institute.

 

Iniciou o seu percurso profissional em 1996 como membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED. De 2005 a 2015, foi Vice-Presidente do INFARMED e posteriormente, de 2015 a 2016 Presidente do INFARMED. De 2012 a 2015, foi membro do Conselho de Administração da EMA e membro da HTA Network da Comissão Europeia. 

Atualmente, é Professor Associado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e Investigador principal do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE). No Ministério da Saúde, é membro da Coordenação Nacional para a Estratégia do Medicamento e Produtos de Saúde, membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) e membro da respetiva Comissão Executiva. É ainda membro da Comissão da Avaliação de Medicamentos e da Comissão de Avaliação de Tecnologias em saúde, desde 2017. É também Presidente do Conselho Nacional para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos e Presidente da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (AFPLP).

Dr. Pedro Soares

Em 2007 obteve o grau de licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

De 2008 a 2018, integrou os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e posteriormente, de 2018 a 2019, foi Diretor dos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). 


No ano de 2014, pertenceu à Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica do INFARMED, em representação dos Serviços Farmacêuticos do CHUSJ. 


Atualmente, é membro da Comissão de Avaliação de Tecnologias da Saúde do INFARMED, membro do Colégio da Especialidade em Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos e Diretor dos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Universitário de São João.