Oradores

MODERADORA MARINA CALDAS

Conhece a Moderadora do Fórum de Discussão “Saúde e Política: Perspetivas para o Futuro”!

Marina Caldas é uma das jornalistas portuguesas mais experientes na área da Saúde. Começou a sua carreira jornalística na Madeira, tendo enveredado por uma especialização em Saúde no Correio da Manhã. Foi ainda pivô na Rádio Capital, TSF e Rádio Press. Iniciou a sua carreira em televisão na TV Medicina, e realizou uma série de projetos sobre Saúde nos canais da RTP. Atualmente, é Diretora Geral da FDC Consulting.



ORADOR JOSÉ HENRIQUE BARROS

Conhece o 1º Orador do Fórum de Discussão “Saúde e Política: Perspetivas para o Futuro”!
 

Henrique Barros é o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, o órgão de consulta do Ministério da Saúde, que se pauta pelo envolvimento da sociedade civil na definição das políticas de saúde do país. Graduado em Medicina, é atualmente Professor Catedrático da Faculdade de Medicina e Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Foi membro do Conselho Científico para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Coordenador Nacional para a Infeção VIH/Sida, membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e membro do comité científico da Science Europe. Preside ainda a International Epidemiological Association.

ORADORA ANA PAULA MARTINS

Conhece a 2ª oradora do Fórum de Discussão “Saúde e Política: Perspetivas para o Futuro”!

Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e Sub-Diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, é licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutorada em Farmácia Clínica, sendo atualmente investigadora em farmacoepidemiologia e farmácia social, com dezenas de artigos publicados. Entre vários cargos, foi Diretora de External Affairs e Market Acess da MSD Portugal, Diretora do Centro de Estudos de Farmacoepidemiologia da ANF, e Secretária Geral da Ordem dos Farmacêuticos. Exerceu ainda funções como assessora do Ministro da Educação e do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. É atualmente Responsável pela Unidade de Farmacovigilância de Setúbal e Santarém, e Presidente do Instituto de Saúde Baseada em Evidência

ORADORA MADALENA PLÁCIDO

Madalena Plácido é a Presidente e Co-Fundadora da MiGRA – Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias. Estudou Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e fez um curso pós-graduado em epidemiologia e investigação em serviços de saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Trabalhou na Exijo como Outcomes Research Analyst, sendo atualmente Outcomes Research Manager na Promptly Health.