Dra. Ema Paulino

A Dra. Ema Paulino é farmacêutica comunitária na farmácia de que é proprietária em Almada, e é a atual Diretora Geral e Coordenadora Profissional e Científica da Ezfy.

Atualmente é membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF). Anteriormente desempenhou o papel de Presidente da Secção Região do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos entre 2012 e março de 2019, e entre 2003 e 2012 foi membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias.

Para além disso, desempenha a função de Secretária Profissional da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) como membro do Comité Executivo. Tendo sido previamente CEO interina, Vice-Presidente e Secretária da Secção de Farmácia Comunitária, e Presidente e Coordenadora de Projetos do Grupo de Jovens Farmacêuticos da mesma instituição.

A Dra. Ema Paulino é ainda Presidente da Direção da Pharmaceutical Care Network Europe (PCNE).

Enquanto ainda era estudante de Ciências Farmacêuticas, foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e Coordenadora do Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).

Dra. Ana Catarina Duarte

A Dra. Ana Catarina Duarte concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), no ano de 2015.  

Após ter terminado o curso, realizou um estágio em Sistemas de Saúde na consultora Sanigest International, nas Bahamas, e posteriormente partiu para o Iraque onde fez parte da missão humanitária da Première Urgence Internacionale, onde desempenhou o papel de farmacêutica da missão e gestora de projetos de saúde.

No ano passado, terminou o mestrado em saúde pública na London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Atualmente, a Dra. Ana Catarina Duarte trabalha na Comissão Europeia, onde começou como estagiária Blue Book no Gabinete do Comissário Carlos Moedas e, seguidamente, trabalhou em inovação nos serviços de saúde na Direção-Geral para a Ciência, Tecnologia e Investigação. Hoje em dia, encontra-se a trabalhar em saúde pública na Direção-Geral da Saúde e em Segurança Alimentar na Comissão Europeia.

Dra. Ana e Brito Maneira

A Dra. Ana e Brito Maneira é licenciada em Relações Internacionais na Universidade Lusíada, e foi aprovada no Concurso de Admissão aos lugares de adido de embaixada, em junho de 2004.

Atualmente encontra-se colocada na Missão permanente junto das Organizações e Organismos Internacionais, em Genebra. Além disso, realizou missões de serviço nas Nações Unidas em Nova Iorque, na Embaixada de Portugal em Pretória e no Serviço Europeu de Ação Externa na Delegação da União Europeia em Genebra. 

Atualmente, a Dra. Ana e Brito Maneira exerce funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros enquanto Chefe da Divisão dos Assuntos Relativos às Nações Unidas e Chefe da Divisão dos Direitos Humanos.

Dra. Diana Costa

A Drª Diana Costa é farmacêutica e Membro do Conselho de Administração da Fundação para a Saúde – SNS.

Atualmente é membro do grupo de investigação da Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center desde 2018. Além disso realizou inúmeros estágios, nomeadamente na Exigo Consultores, em Health Outcomes Research, entre julho e setembro de 2016, e na Unidade de Farmacovigilância de Setúbal e Santarém, em julho de 2015.

Atualmente, encontra-se a trabalhar na DGS e foi colaboradora do Programa Nacional de Troca de Seringas entre 2014 e 2016.

No seu percurso associativo, é membro da Fundação para a Saúde – Serviço Nacional de Saúde, desde 2018, foi membro da Associação Académica da Universidade de Lisboa, da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e da Plataforma Reset.

No seu percurso académico, para além do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, já realizou inúmeras formações na área da gestão e economia na saúde.

Prof. Dr. João Matias

O Prof. Dr. João Matias é responsável pelos Serviços Farmacêuticos e Área de Saúde na Associação Socorros Mútuos – Mutualista Covilhanense, onde coordena o Centro Clínico, Serviço de Enfermagem, Farmácia e Unidade Móvel de Saúde.

É Farmacêutico, já tendo exercido o cargo de Diretor Técnico de uma Farmácia Comunitária e, atualmente, é Professor convidado do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Atualmente, está ainda a desenvolver projetos de software na área da saúde com a Universidade da Beira Interior e com a Satakunta University of Applied Sciences, na Finlândia.

Dr. Paulo Cleto Duarte

O Dr. Paulo Cleto Duarte é farmacêutico, empresário e co-proprietário de duas farmácias na área de Lisboa.

Atualmente, é Presidente da Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Membro da Comissão Executiva da CIP (Confederação Empresarial de Portugal) e Membro do Board do World Pharmacy Council, desde 2020.

Iniciou a sua carreira profissional na Indústria Farmacêutica, na Johnson&Johnson e foi Secretário Técnico da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, onde teve uma colaboração direta com a. Prof. Doutora Maria Odette Santos Ferreira. Assumiu o cargo de Secretário-Geral da Ordem dos Farmacêuticos e, posteriormente, o cargo de Secretário-Geral da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

Em 2018, integrou o Conselho de Escola da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e, desde fevereiro de 2021 é Presidente desse mesmo órgão.

Enquanto estudante de Ciências Farmacêuticas foi Presidente da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).

O Dr. Paulo Cleto Duarte tem ainda um Master of Business Administration (MBA) em Gestão de Informação pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Dr. Diogo Piedade

O Dr. Diogo Piedade concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).

Atualmente, lidera o departamento de Market Access na Medicines for Europe, Associação Europeia que representa os interesses da Indústria de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, onde é responsável por promover ativamente políticas de acesso ao medicamento que contribuem para um mercado competitivo sustentável nos vários países Europeus, bem como no Mercado Único Europeu.

O Dr. Diogo Piedade representa também os membros da Medicines For Europe junto das Instituições Europeias e stakeholders.

Ao longo da sua carreira adquiriu experiência em variados assuntos tais como falhas de abastecimento de medicamentos, políticas de preço e comparticipação de medicamentos genéricos e biossimilares, sistemas de preços de referência e contratação pública.

Dr. Duarte Santos

O Dr. Duarte Santos concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), em 2008. Posteriormente, adquiriu uma Farmácia em Lisboa e, durante nove anos, foi Diretor-Técnico e desenvolveu capacidades de gestão farmacêutica.

Entre 2011 e 2015, foi Presidente da Associação Nacional de Jovens Farmacêuticos (APJF), e em maio de 2013, tornou-se Membro da Direção da Associação Nacional de Farmácias (ANF) onde desempenha funções de diretor e gestor de diferentes departamentos e projetos, de representação internacional da associação e de relações institucionais com a Academia e as Associações de Estudantes.

Atualmente, é Professor Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), desde 2014, e é diretor da Revista Farmácia Portuguesa, desde abril de 2016.

O Dr. Duarte Santos tem ainda um Master of Business Administration (MBA) na AESE Business School. 

Além disso, em 2020, foi eleito Presidente do Pharmaceutical Group of the European Union (PGEU).

Dr. António Faria Vaz

O Dr. António Faria Vaz é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e é especializado em Medicina Geral e Familiar. Além disso, tem uma Pós-graduação em Economia de Medicamentos e ainda um Mestrado em Farmacoepidemiologia, Ensaios Clínicos e Bioética. 

Entre 2005 e 2011, foi Vice-Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC).

Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, Presidente da RedÉtica e Presidente da Comissão de Ética para a Saúde (CES) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).