Loading...

PROPÓSITO E OBJETIVOS

A criação do Departamento de Política Educativa (DPE) centra-se em três linhas estratégicas de atuação: fomentar a participação estudantil em assuntos de índole política e associativa, estabelecer vínculos externos e promover a formação interna da DAPEF.

Este departamento tem como objetivo intensificar o contacto dos estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) com a realidade das outras áreas da saúde, e com as mais variadas vertentes em que o farmacêutico pode atuar, consciencializando-os para os desafios que irão encontrar enquanto futuros farmacêuticos. Neste sentido, o DPE pretende contribuir para o desenvolvimento do Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES), tendo como prioridade a consolidação deste fórum e a estruturação sólida do mesmo. O DPE faz também o acompanhamento do executivo em sede de Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) e no Conselho Nacional de Juventude (CNJ), contribuindo para que continue a ser assumida uma posição mais forte por parte da APEF.

Este departamento assume-se também com o propósito de manter os Membros da APEF atualizados e informados sobre a EPSA e a IPSF, envolvendo-os nas decisões a serem tomadas e na promoção das várias iniciativas da Associação em temáticas de Advocacy.

Nesse sentido o DPE inclui a EduProf Platform, um grupo de trabalho da EPSA destinado ao debate e partilha de temas relacionados com Advocacy.

O DPE auxilia o executivo na estruturação do Plano Político da APEF e faz o acompanhamento na discussão política junto dos seus parceiros.

ATIVIDADES

Concurso de Papers – A criação deste concurso assenta em dois grandes objetivos: promoção e divulgação de ciência, acoplada à promoção da participação dos estudantes do MICF para assuntos de índole associativa. É da responsabilidade do DPE fornecer um RI e guidelines que auxiliem a participação dos estudantes. Para tal, é preponderante a colaboração da CNaPE, de forma a garantir uma maior participação dos estudantes.

Up PHARMA – Assume-se como a atividade de formação para dirigentes associativos realizada em colaboração com o Departamento de Formação e Ensino (DFE), que permite que estes fiquem a par das várias estruturas associadas à APEF, promovendo momentos formativos de soft-skills e facilitando as suas funções e a sua evolução enquanto dirigentes associativos.

APEFocacy  A Política Educativa e a aquisição de um vasto conjunto de capacidades e conhecimentos em áreas políticas, que sejam do interesse da APEF, assume um papel preponderante na ação de cada um dos elementos da direção desta Associação, contribuindo o DPE através do auxílio dado ao Executivo na preparação do APEFocacy, um programa de formação interna.