Oradores

O Prof. Doutor Carlos Maurício Barbosa é Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Consultor da Organização Mundial da Saúde para a área do ensino farmacêutico, Presidente do Conselho para a Inovação da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde, Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas, membro da Comissão de Acompanhamento Externa do Programa de Doutoramento em Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e integra plataformas de reflexão sobre políticas públicas de saúde. Colabora regularmente com a APEF, participando como Orador nos seus eventos.

 

É licenciado em Ciências Farmacêuticas e doutor em Farmácia pela FFUP. Efectuou várias pós-graduações, designadamente no Massachusetts Institute of Technology e na Universidade de Barcelona, concluiu o Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde da AESE Business School e é Especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos. Realizou investigação científica na Universidade de Groningen, no Hospital Molinette em Turim e no Conselho Nacional de Investigação Científica em Roma.

 

É autor de livros, capítulos, patentes e artigos científicos e profissionais das áreas da Farmácia, Medicamento, Ensino Farmacêutico e Políticas Públicas de Saúde e coordenou a concepção e elaboração do Formulário Galénico Português. Foi Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação e integrou os Conselhos Consultivos do Infarmed e da A3ES.

 

Em 1997 criou o primeiro Curso de Licenciatura em Farmácia de Moçambique, do qual foi Coordenador e Professor Visitante até 2007. É membro de várias associações científicas e profissionais, nacionais e internacionais, algumas das quais ajudou a fundar, como a Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas, e foi Presidente da Direcção do Spanish-Portuguese Local Chapter of Controlled Release Society e membro executivo da Direcção da International Society of Pharmaceutical Compounding.

 

Entre as distinções que tem recebido, destaca-se o Prémio Almofariz “Figura do Ano” com que foi distinguido em 2010 pela revista Farmácia Distribuição, a “Comenda de Mérito Farmacêutico Paulista” com que foi distinguido em 2016 pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (Brasil), os títulos de “Sócio Honorário da APEG-Saúde” e “Sócio Honorário da APFH” com que foi distinguido em 2018 e a sua admissão em 2020 como membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

A Profª Doutora Maria Suzete Gonçalves é doutorada em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Membro do CEISUC (Centro de Estudos e Investigação em Saúde na Universidade de Coimbra. Foi Professora Auxiliar no ISSSP; Integrou como Vogal o Conselho Directivo da ARSN em (1999-2001) e em (2005-2010). Integrou a Comissão de Avaliação da Parceria Público-Privada do Novo Hospital de Braga (2007-2009). 

 

Integra o OPSS (Observatório Português de Sistemas de Saúde). Tem colaborado com diversas universidades portuguesas no ensino pós graduado.

 

 

Maria do Céu Faia Galvão Pinto, licenciada em Enfermagem, especializou-se em Saúde Comunitária na Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo e frequentou o Mestrado de Psicologia, na Universidade Fernando Pessoa. Realizou o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, na AESE Business School.

Coordena a atividade do Departamento de Contratualização da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), IP, na área funcional dos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Exerceu funções de coordenação e gestão de serviços em CSP, no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez e em gestão e direção no Centro de Saúde de Ponte de Lima. Integrou a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, no Gabinete de Administração em Saúde e Epidemiologia com funções de administração e investigação em Saúde Pública, e atividade de inspeção em residências para idosos, em cooperação com a Inspeção Geral do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Integrou a Equipa Regional da ARSN, na Unidade de Missão, no lançamento da reforma dos CSP e reconfiguração dos Centros de Saúde em Unidades Funcionais, Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) e o Grupo de Governação Clínica da ARSN. Integrou a Equipa Nacional de Avaliação da Unidade de Missão, para a elaboração dos documentos da Metodologia de Acompanhamento e Avaliação das USF e na construção e aplicação da grelha nacional de avaliação das USF Modelo A e Modelo B e a equipa de auditoria para transição para Modelo B.

Integrou o Grupo de Trabalho Nacional da Unidade de Missão, para a constituição das UCC nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), na definição de carteira de serviços e oferta assistencial e elaboração dos documentos de candidatura a UCC. Integrou o grupo que elaborou o 1º Plano Estratégico para a criação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e foi nomeada para o Conselho de Administração da ULSAM,para implementação do modelo organizacional na estrutura de integração de cuidados primários, hospitalares e continuados no Alto Minho, cargo que exerceu por recondução até 2017.

Participou em atividades científicas como docente convidada na Universidade Fernando Pessoa. Participou na elaboração e publicação de trabalhos científicos, Evolução da Demografia no Distrito de Viana do Castelo e seus Concelhos (2002), Risco de Morrer no Alto Minho (2003), Evolution of Winter Mortality 1969-2001 in Viana do Castelo (2004) Journal Epdemiol Health 2004; 58(sppl):67.

Participou em Comissões Científicas e em apresentações em jornadas e congressos de natureza científica.

O Doutor João Coimbra é médico especialista em Medicina Interna no serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João e, atualmente, frequenta o Doutoramento em Investigação Clínica e Serviços de Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. 

Integra a Equipa de Normas Clínicas do Departamento de Qualidade em Saúde Da Direção Geral da Saúde e, adicionalmente, faz ainda parte da Comissão Executiva do projeto “Boas Práticas, melhor Saúde” do Programa do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Professor Doutor Narciso Moura é licenciado em Serviço Social pela Universidade Lusófona do Porto e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Fernando Pessoa.

Entre inúmeras funções e projetos, foi responsável pelo Serviço Social (Adultos) do Centro de Referência das Doenças Metabólicas e Hereditárias e exerceu funções como Assistente Social no Centro Hospitalar de São João do Porto. foi ainda  presidente da Associação de Desenvolvimento do Noroeste Peninsular.

Atualmente é Docente Universitário na CESPU, Vice-presidente da Associação Nacional Interdisciplinar da Economia Social e Diretor do Lar do Comércio. 

Ema Paulino terminou a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 2001, tendo concluído uma pós-graduação em farmácia comunitária em 2003.

É farmacêutica comunitária e exerce a profissão na farmácia de que é proprietária em Almada, Portugal. É atualmente Diretora Geral e Coordenadora Profissional e Científica da Ezfy. É membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF)). Foi anteriormente Presidente da Secção de Lisboa e da Região Sul da Ordem dos Farmacêuticos entre 2012 e março de 2019, e membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias entre 2003 e 2012. Atualmente membro do Comité Executivo enquanto Secretária Profissional da FIP, Ema Paulino foi anteriormente CEO interina, Vice-Presidente e Secretária da Secção de Farmácia Comunitária, e Presidente e Coordenadora de Projetos do Grupo de Jovens Farmacêuticos da mesma instituição. Recebeu o galardão FIP Fellow em 2012.

 

Enquanto estudante de Ciências Farmacêuticas, foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e Coordenadora do Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde da Faculdade de Farmácia de Lisboa (GIPES).

Ema é membro da Direção da Pharmaceutical Care Network Europe (PCNE).

É autora de uma coluna mensal sobre questões internacionais relacionadas com a farmácia, na Revista Portuguesa de Farmácia “Farmácia Distribuição”.

Em 2014, foi distinguida com o prémio Almofariz para Figura do Ano.

 

O Professor Doutor João Paulo Cruz é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela FFUC, mestre em Farmácia Hospitalar pela FFUL.

 

Integrou a Sub-Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica do Infarmed e é, atualmente, gestor do medicamento e assessor do conselho de administração no centro hospitalar lisboa norte, assistente convidado na FFUL e Coordenador da Unidade de Gestão do Medicamento e Dispositivos Médicos da Administração Central do Sistema de Saúde. É ainda Diretor dos Serviços Farmacêuticos no Centro Hospitalar Lisboa Norte. 

 

Licenciado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos, O Dr. Jorge Nunes de Oliveira é atualmente Diretor Técnico e Administrador único do Laboratório de Análises Clínicas Prof. Doutor Joaquim J. Nunes de Oliveira, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos, Vice-Presidente da European Clinical Pathology Confederation, entre outros inúmeros cargos.

Foi, ainda, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Química Clínica, Vice-Presidente da Direcção Nacional e Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos e atualmente é Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Farmacêuticos (2016-2018 e 2019-2021).