Distribuição Grossista Farmacêutica

A Distribuição Grossista Farmacêutica é responsável pela contínua e atempada disponibilização de produtos nas farmácias, hospitais e unidades de saúde, garantindo o seu correto armazenamento, conservação e transporte.

 

A Distribuição Grossista Farmacêutica faz a ponte entre as Indústrias Farmacêuticas e as Farmácias Comunitárias, e outros pontos de venda de produtos de saúde. Com um aumento da competição na área da Indústria Farmacêutica, o mercado tornou-se mais estruturado e economicamente interessante, abrindo espaço ao surgimento de empresas que, de uma forma organizada, começaram a exercer esta atividade e ao surgimento de grupos de compras de Farmácias (particulares ou empresas) onde existe uma organização de forma a comprar os produtos com maior desconto, devido ao maior poder de compra.

 

Esta atividade profissional é liderada por um Farmacêutico, na componente de Direção Técnica e é regulada pelo INFARMED e regulamentada pelas normas de Boas-Práticas de Distribuição.

 

O Diretor Técnico do armazém tem variadas funções, tais como: assegurar o cumprimento das boas práticas da distribuição, controlo de substâncias psicotrópicas, controlo de qualidade e verificação das condições de transporte e armazenamento. Para além do Diretor Técnico, mais farmacêuticos ocupam lugares de chefia, em diversas áreas da distribuição, quer no marketing, quer na gestão do armazém, receção das encomendas, recolha e devoluções de medicamentos à indústria e na angariação e gestão de reclamações dos clientes.