O Marketing apresenta uma
grande importância na sociedade no que diz respeito à satisfação e à
necessidade dos consumidores. Tornou-se uma atividade de negócio, que fornece
perspetivas úteis, existindo quando o Homem decide satisfazer as suas
necessidades e desejos de troca comercial, levando consequentemente ao conceito
de Mercado. Cabe ao profissional de Marketing ajudar a sua empresa a
definir o seu Mix de Marketing, conjunto de ferramentas que permite à
empresa destacar-se no mercado.
O farmacêutico pode aprofundar o
seu conhecimento em Marketing através de formações extra certificadas e
que podem auxiliar na execução de tarefas deste ramo. Para este ser bem-sucedido,
é necessário que conheça o mercado em que deseja atuar para poder estabelecer
as melhores estratégias, identificar as necessidades dos clientes e adequar os
seus produtos e serviços a estas necessidades. É também fundamental a
capacidade de identificação dos preços que possibilitem lucros para a empresa, e
paralelamente ser competitivo dentro do mercado em que atua, que estabeleça
medidores da atuação no mercado e, por fim, mas não menos importante, que
possua elevadas skills de comunicação e que estas sejam trabalhadas
constantemente.
O Marketing Farmacêutico é
uma estratégia necessária para que as indústrias e as farmácias consigam se
comunicar cada vez melhor, com o público que está cada vez mais exigente. Desta
forma esta área está a crescer exponencialmente, bem como a sua vertente do Marketing
Digital.