Ordem dos Farmacêuticos

OF

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) é a associação pública profissional que representa os farmacêuticos portugueses e que regula a profissão farmacêutica em Portugal.

 

Enquanto pessoa coletiva de direito público, a OF mantém a designação tradicional de Sociedade Farmacêutica Lusitana, de que é legítima continuadora, apresentando as seguintes atribuições estatutárias: colaborar na definição e execução da política de saúde em cooperação com o Estado, defender a dignidade da profissão farmacêutica e fomentar e defender os interesses da profissão farmacêutica. Para prossecução destas atribuições, a OF exerce a sua ação nos domínios social, científico, cultural, deontológico, profissional e econômico da atividade farmacêutica.

 

Podem inscrever-se na Ordem dos Farmacêuticos como membros efetivos todos os titulares do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas conferido por uma Instituição de Ensino Superior portuguesa, de nível universitário (ou equivalente). A estes, é conferido o título de farmacêutico, podendo exercer a profissão farmacêutica e praticar atos próprios desta profissão em Portugal.

 

A Ordem dos Farmacêuticos é a entidade responsável pela atribuição de seis especialidades farmacêuticas: Análises Clínicas, Assuntos Regulamentares, Farmácia Hospitalar, Genética Humana, Indústria Farmacêutica e Farmácia Comunitária.

 

A obtenção da especialidade é condição necessária para que o farmacêutico integre o correspondente Colégio de Especialidade e assuma funções específicas em certas áreas de intervenção, como a direção técnica dos laboratórios de análises clínicas e de genética humana, dos serviços farmacêuticos hospitalares ou das unidades de produção de medicamentos. A atribuição de especialidades é realizada de acordo com as Normas para a Atribuição de cada Título de Especialista, envolvendo uma série de requisitos específicos, designadamente experiência profissional relevante nas respetivas áreas e a prestação de exame curricular, escrito, oral e/ou prático, conforme a Especialidade.

 

Se quiseres saber mais sobre a OF, consulta o seu website.