Cosméticos

Testemunhos

O meu nome é Diana Oliveira, tenho 24 anos e sou, desde 2018, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Durante os 5 anos de curso procurei integrar projetos extracurriculares que contribuíssem para o meu crescimento pessoal e técnico, dos quais destaco alguns: participei no programa Erasmus+ duas vezes, fui coordenadora do Pelouro Cultural e Recreativo do NEF/AAC e participei no projeto de voluntariado FAZ+. Todos estes projetos foram marcantes e enriquecedores! Guardo amizades, aprendizagens e competências que me acompanharão toda a vida a nível pessoal e profissional. Por isso, incentivo vivamente todos os estudantes que tenham oportunidade, a explorarem estas experiências!

O curso de Ciências Farmacêuticas é amplo, com inúmeras saídas profissionais. Assim, procurei desde cedo explorar as minhas áreas de interesse através de estágios curriculares e extracurriculares: comecei na área de Investigação, passando pela Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e, por fim, no meu último ano de curso, fiz um estágio na área de Dermocosmética. Sempre tive um gosto especial pela Cosmética e foi aqui que descobri a minha vocação!

Comecei com um estágio extracurricular em 2018, e assumo, desde 2019, o cargo de Farmacêutica do Departamento Técnico e de Formação da Alès Groupe Portugal, uma empresa que representa atualmente em Portugal 3 marcas: a Lierac, uma marca de dermocosmética especialista nos cuidados antienvelhecimento, inspirada na investigação dermoestética; a Phyto, uma marca de cuidados capilares à base de plantas, inspirada no poder vegetal; e a Jowaé, uma marca de cuidados dermocosméticos fitoativos provenientes da pesquisa franco-coreana, inspirada na naturalidade.

Trabalho diariamente com as nossas 3 marcas e as minhas principais funções incluem:

·         Formação científica dos clientes e dos recursos humanos da empresa (delegados farmacêuticos e conselheiras técnicas) sobre os produtos da Lierac, Phyto e Jowaé, através de diferentes modelos de formação, presenciais e online: Academias (formação de marca completa), Lançamentos (apresentação das novidades) e Formações nos pontos de venda.

·         Desenvolvimento e adaptação de materiais científicos para divulgação interna, médica, na imprensa e nos pontos de venda;

·         Apoio técnico e científico ao consumidor, às farmácias e parafarmácias e à equipa interna (esclarecimento de dúvidas e aconselhamento dermocosmético);

·         Cosmetovigilância (acompanhamento de hipotéticas reações adversas e análise de produtos em caso de suspeita de alteração de qualidade);

·         Adaptação e validação da rotulagem e comunicação dos produtos de acordo com a legislação vigente.

 

É um trabalho muito gratificante, que requer uma boa capacidade de comunicação em público, rigor científico, competências de organização e logística de eventos, espírito de equipa e uma atualização contínua de conhecimentos! A cosmética é uma área em constante evolução! Naturalmente que o Mestrado em Ciências Farmacêuticas nos confere uma formação base completa, essencial para o exercício das funções que desempenho. Mas a aprendizagem é uma tarefa diária: requer espírito crítico, estudar os mais recentes artigos científicos da área, as atualizações da legislação, participar em palestras e congressos científicos, pesquisar e conhecer as novas tendências de mercado e cultivar o nosso conhecimento nas áreas relacionadas, como a medicina, o marketing, a moda, o digital. E, sempre que possível, devemos completar a nossa formação académica através de pós-graduações na área da Dermofarmácia e Cosmética e da formação e comunicação em público. Cultivarmo-nos é um exercício essencial para ultrapassar os desafios diários desta área fascinante que é a Indústria Cosmética!