Sessão de Abertura

Doutor José Aranda da Silva

Concluiu a Licenciatura em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto no ano de 1972. Desde então, já desempenhou diversas funções ligadas à área farmacêutica, quer no campo militar, docência, entre outras de cariz mais genérico.

Soma variadíssimos títulos profissionais concedidos pela Ordem dos Farmacêuticos: Especialista em Indústria Farmacêutica, Especialista em Farmácia Hospitalar, ambos em 1989 e ainda Especialista em Registo e Regulamentação Farmacêutica em 1998.  Em outubro de 2017, foi-lhe atribuído o título Honoris Causa pela Universidade do Porto.

Recebeu múltiplas condecorações e medalhas de mérito entre 1998 e 2012, nomeadamente, Medalha de Mérito Militar 1ª Classe, Prémio Almofariz Figura do Ano, Menção Honrosa contributo desenvolvimento ISCTEM Moçambique, Comenda de Mérito Farmacêutico Brasil, Medalha de Honra Ordem dos Farmacêuticos e Medalha Serviços Distintos Grau Ouro do Ministério da Saúde.

É ainda Sócio Fundador da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares de Portugal, Sócio Fundador e Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Farmácia Clínica e Farmacoterapia, Sócio Fundador da Associação de Desenvolvimento e Investigação em Saúde Pública, Presidente da Assembleia Geral do Instituto Português de Avaliação de Tecnologias da Saúde e Membro do conselho científico da Revista Portuguesa de Saúde Pública.

Até ao momento, já desempenhou diversas funções de relevo, a destacar: representante de Portugal no Comité de Especialidade Farmacêuticas da União Europeia entre 1991 e 1993, Membro do Conselho de Administração da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos entre 1996 e 2000, Diretor geral de Assuntos Farmacêuticos do Ministério da Saúde de 1990 a 1993, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (INFARMED) entre 1993 e 2000, Diretor do Laboratório Militar em 2000/2001 e Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 2001 e 2007 além de ter sido Presidente da Associação de Desenvolvimento e Investigação em Saúde Pública entre 2012 e 2017.

Tem vários livros publicados como “Falando de Medicamentos” (1994), “A Europa do Medicamento” (2000) e “Saúde pública, farmacêuticos e medicamentos” (2007), é autor de capítulos em diversos outros livros no âmbito da saúde e dos medicamentos, além de ter cerca de cem trabalhos publicados em áreas como: medicamentos em hemodiálise, nutrição parentérica, informação e regulamentação sobre medicamentos, política e economia do medicamento, ensino e formação contínua. Conta já com cerca de trezentas intervenções em congressos e simpósios, quer científicos, quer profissionais.

Atualmente, é Consultor na área da saúde, do medicamento e produtos de saúde e Membro do Conselho Deontológico da AOFA, ambos desde 2001, Presidente da Direção Cooperativa Cultural Outro Modo desde 2008, Diretor da Revista Portuguesa de Farmacoterapia desde 2009 e Presidente da Administração da Fundação para a Saúde – SNS desde 2017.

Dra. Susana Marques

Iniciou o seu percurso académico com o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo posteriormente obtido o título de especialista em Medicina Familiar.

Em 2007, concluiu a Pós-Graduação em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa.

No ano de 2013, concluiu o Mestrado em Business Administration pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Atualmente é membro da Direção da Associação Portuguesa de Medicina Farmacêutica (AMPIF) e Diretora Médica da Pfizer Portugal.

Dr. Dario Bastos Marques

Farmacêutico, pós-graduado em Gestão Empresarial e MBA.

Coproprietário de 3 farmácias, localizadas nos Municípios de Lisboa, Oeiras e Sintra.

Administrador Executivo da Glintt, desde janeiro de 2018, sendo responsável pelas ofertas da Glintt no mercado farmacêutico em Portugal.

É Secretário-Geral da AFPLP, desde março de 2015. Esta Associação que representa mais de 220.000 farmacêuticos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Desde 2006, exerceu funções relacionadas com política associativa, gestão, consultoria e área comercial na Associação Nacional das Farmácias, Alliance Healthcare e Glintt.