O papel das Apps e das terapêuticas digitais na Saúde

Apresentação de algumas Apps utilizadas em saúde, realçando o contributo das mesmas para a prestação de melhores cuidados de saúde. Benefício das terapêuticas digitais que já se encontram em utilização. Explicação do conceito de terapêuticas digitais e de que modo são uma mais valia para a melhoria dos cuidados de saúde, referindo os principais desafios associados às mesmas  nomeadamente a nível legal. Apresentação de exemplos de terapêuticas digitais.

Moderador - Dr. Hugo Maia

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, com Mestrado Executivo em Gestão Empresarial e um MBA pela AESE/IESE Business School, Hugo Maia ocupa, desde 2019, o cargo de Diretor da INOV, a área de inovação da Glintt.

De entre a sua experiência profissional, conta com know how em áreas como a Saúde, Marketing, Gestão de Equipas e uma forte vertente em Inovação. Iniciou o seu percurso profissional em 2003, como Gestor de Associados na Associação Nacional das Farmácias e, mais tarde, em 2010, desempenhou funções de Business Development Manager com responsabilidade pela Área de Desenvolvimento e Novos Negócios da Alliance Healthcare Portugal. Quatro anos depois, ingressa na Farminveste IPG, como Pharmacy Business Development Manager. Em 2016, foi convidado para fazer parte da Direção executiva da Expofarma.

A aquisição de experiência em áreas como Gestão de Projeto, Forecasting, Logística e Distribuição, Gestão de Stocks, B2B & e-commerce, Planeamento, Gestão de equipas, Controlo Orçamental, e Cultura Organizacional, permitiu dinamizar diferentes projetos junto dos stakeholders. Hugo Maia fez parte da equipa responsável pela criação de soluções inovadoras como a organização dos “Grupos de Compras” de Farmácias ou a criação da “Bolsa Dinâmica”, uma revolucionária plataforma B2B de comércio eletrónico de medicamentos e produtos de Saúde.

Dr. Pedro Maurício

Consultor na área dos Dispositivos Médicos e Terapêuticas Digitais. 

Formado em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e com uma Pós-graduação em Dispositivos Médicos e Tecnologias de Saúde pela Universidade Católica.

Dr. Pedro Matos

Pedro Matos lidera, desde o início de Setembro, a equipa de Commercial Excellence da Novartis.

Desenvolveu a sua atividade profissional em diversos países e setores de atividade, nomeadamente banca, seguros, telecomunicações, medical devices, farmacêutica e consultoria.

Em 2009, Integrou a Novartis, onde tem desempenhado diversas funções: Business planning and analysis, Key account management, Product and marketing management and Sales management. 

No seu percurso, teve oportunidade de trabalhar em várias áreas terapêuticas – Oncologia, Hematologia, Respiratória, Neurociências em Portugal e também na Global Digital Solutions da área respiratória.