A Tecnologia ao Serviço da Farmácia Hospitalar

Apresentação dos sistemas informáticos utilizados a nível hospitalar e a sua contribuição para a melhoria da prestação de cuidados de saúde. Perspetivas futuras a nível da introdução de novas tecnologias a nível da farmácia hospitalar.

Dr. Eduardo Mendes

Iniciou o seu percurso académico com a licenciatura em Informática pela Faculdade de Tecnologia-UNESP, Americana (Brasil), durante a qual desenvolveu conhecimentos nas áreas de Análises de Sistemas, Modelagem e Arquitetura, Desenvolvimento, Bases de Dados e Gestão de Projetos. 

Em 2007, concluiu o Mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica-UNICAMP, Campinas (Brasil). Durante o Mestrado especializou-se em áreas como Robótica, Manipuladores Robóticos, Braços Mecânicos, Atuadores, Controle Cinético e Dinâmico, Modelagem e Simulação.

Entre Março de 2002 e Fevereiro de 2007 desempenhou funções como Analyst and Software Developer for Industrial Management na Tecnológica Piracicaba. A partir de Fevereiro e até Setembro de 2007 trabalhou na Faculdade de Engenharia Mecânica, UNICAMP, em Campinas como Scientific Researcher in Control and Automation.

Nesse mesmo ano, entre Julho e Agosto trabalhou com Professor na Universidade Estadual de Campinas, na qual lecionou o Extension Course

Em Outubro de 2008, começou a desempenhar funções como Investigador científico na área de Automation and Control, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde se manteve até Setembro de 2009. 

Foi Engenheiro de Software no Craft Studio, entre Junho de 2006 e Janeiro de 2015. 


Atualmente, encontra-se a realizar um Doutoramento em Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e desde Fevereiro de 2015 que é o Co-Founder and Head of Research and Development na Empresa Connect Robotics, sediada no Porto.

Dra. Irene Primitivo

No ano de 1990, obteve a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mais tarde, em 2004, obteve o título de Especialista em Farmácia Hospitalar, concedido pela Ordem dos Farmacêuticos. 

Em 2016, realizou o Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo no Instituto Politécnico de Leiria.

Possui várias Pós-graduações, nomeadamente em Direito da Medicina e Direito da Farmácia e do Medicamento, ambas obtidas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e em Seguimento Farmacoterapêutico pela Universidade Lusófona.

Entre 1990 a 1998, esteve na Direção Técnica da Farmácia Soeiro. De 1998 a 2001 desempenhou funções de Técnico Superior de Saúde no Hospital Distrital de Tomar. 

De 2014 a 2016, integrou a Direção Técnica de Distribuidor Grossista e Registo de Dispositivos Médicos. Neste mesmo período foi encarregue da Coordenação de Cursos Profissionais do Ensino Secundário, nomeadamente do curso de Técnico Auxiliar de Saúde, no qual lecionava vários módulos da área técnica. 

Entre 2001 e 2013, e a partir de 2016 que se encontra a trabalhar no Centro Hospitalar de S. Francisco-Leiria no qual integra Direção Técnica de Serviços Farmacêuticos Hospitalares.