A Inteligência Artificial no Suporte à Decisão Clínica

Apresentação de dois projetos que utilizam a inteligência artificial com o intuito de melhorar a prestação dos cuidados de saúde, o Projeto  WAIDI – World Artificial Intelligence for Diabetes, que utiliza a Inteligência Artificial como forma de apoio ao diagnóstico e tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 2 em ambulatório; e o Projecto Patient Innovation, que é uma plataforma digital criada com o intuito de facilitar a partilha de soluções inovadoras. 

Professor Doutor António Vaz Carneiro

Em 1976,  concluiu a licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mais tarde, em 1994, obteve o título de Doutor por essa mesma Instituição.

É especialista em Medicina Interna pela Mount Sinai Hospital and Medical School, New York, USA, pelo Hospital Santa Maria e pela Ordem dos Médicos.

É também especialista em Nefrologia pela University of California, San Francisco, USA, e pela Ordem dos Médicos, e especialista em Farmacologia Clínica, pelo Colégio da Ordem dos Médicos.

No ano de 1997, obteve o diploma em Medical Education pela University of Wales in Cardiff, UK.

Desde 1999, é Diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina de Lisboa.

No ano de 2000, concluiu o Mestrado em Educação Médica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Em 2008, foi eleito Diretor Executivo do Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa.

De 2016 a 2017, foi Director do Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Desde 2014, é Director da Cochrane Portugal, e, mais tarde, em 2015, foi eleito Diretor do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

É ainda Diretor do Instituto de Saúde Ambiental da FMUL, desde 2017, Vice‐Presidente do Conselho Científico, e Vice‐Presidente do Instituto de Saúde Baseada na Evidência da FMUL, desde 2019.

É, ainda, editor de diversas revistas médicas nacionais e internacionais, e autor de mais de 300 artigos, capítulos de livros e mais de 500 comunicações científicas.

Professora Doutora Helena Canhão

Iniciou o seu percurso com a licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tendo obtido mais tarde o grau de Doutora pela mesma Instituição. Detém ainda um Mestrado em Ciências Médicas (Investigação Clínica) pela Harvard Medical School, University of Harvard, nos Estados Unidos da América. 

Atualmente, é Professora Catedrática de Medicina na NOVA Medical School e Professora Convidada, lecionando a disciplina de Epidemiologia, na Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade NOVA de Lisboa. É Coordenadora do Comprehensive Health Research Center (CHRC) e Diretora da EpiDOC Unit (Unidade de Epidemiologia das Doenças Crónicas) da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa. 

É Consultora Sénior de Reumatologia no Hospital Curry Cabral (CHULC) . 

Foi eleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia,  Presidente do Conselho Executivo do Value for Health CoLab e Comissária da CIENCIA 2020.

É Expert Nacional para o  programa H2020, e Presidente do Conselho Executivo da  Agência Nacional de Financiamento para Pesquisa e Inovação em Saúde (AICIB). É Vogal do Conselho da Universidade NOVA de Lisboa e vogal do Conselho da NOVA Medical School. 

É ainda Autora e Coautora de vários livros e capítulos, e de mais de 200 artigos de investigação científica indexados no PubMed/Medline.