PROPOSTAS E OBJETIVOS

O Departamento de Intervenção Cívica e Ação Social (DICAS) é um Departamento da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) recente, e nasceu na necessidade de fomentar um espírito de partilha, de entreajuda e responsabilidade social aos estudantes do Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas.

  Atualmente, um bom futuro profissional de saúde não é só aquele que é dotado de conhecimentos técnico-científicos,  mas também é um indivíduo capaz de atender às necessidades da comunidade, conseguindo intervir cívica e socialmente, de forma a solucionar problemas ou dilemas com os quais se depare. Seguindo esta linha de pensamento, o DICAS surge como o departamento que visa a aproximação dos estudantes às causas solidárias, consciencializando-os para problemas da índole ambiental, humana e social, incentivando a tomada ativa de atitudes e criando as oportunidades para o desenvolvimento humano e social.

 Com as diversas atividades e projetos desenvolvidos neste mandato pretende-se potenciar o espírito de entreajuda, solidariedade, empatia e responsabilidade social que cada vez mais têm emergido como características necessárias ao perfil do Farmacêutico..

ATIVIDADES

Podcast deDICAS-te – Esta é uma nova atividade do Departamento, a mesma surgiu na necessidade de criarmos uma plataforma inovadora que fizesse chegar informação aos estudantes sobre a área humanitária e de voluntariado. É um novo desafio a que a DAPEF, especificamente o DICAS se propõe a fazer e que esperamos que corra da melhor forma. O mesmo vai consistir na divulgação de várias conversas curtas de caráter informal, maioritariamente, a Instituições de Solidariedade Social e Associações de voluntariado Nacionais e Internacionais.

Movimento Farmacêutico – Esta é uma plataforma, presente no site da APEF, que existe para que todos os estudantes que a consultem tenham acesso a Instituições de Solidariedade Social na cidade onde estudam. Todos os Membros da APEF, nomeadamente, através da CNICAS atualizam esse “Banco de Voluntariado” ao longo do ano para que os estudantes estejam sempre a par de quais as associações disponíveis para fazer voluntariado.

Campanha Papel por Alimentos – Este projeto consiste na recolha de papel através de livros, papel de rascunho, revistas, etc…. Isto consegue-se através da colocação de vários pontos de recolha colocados nas várias faculdades. Todo o papel recolhido é entregue aos Bancos Alimentares Contra a Fome e é, posteriormente, convertido em produtos alimentares básicos a serem entregues a quem mais precisa.

TAKE ATION –  Nos últimos anos é notório o crescente interesse por conhecer as atitudes e comportamentos de maior impacto no que concerne à conservação do ambiente, principalmente devido à constatação de que existe uma relação, direta ou indireta, entre as ações individuais e a situação de crise ambiental que a humanidade enfrenta. Com a consciência de que está ao nosso alcance solucionar, ou pelo menos minimizar, os problemas iminentes desta crise ambiental surge o evento “TAKE ACTION”. Este pretende não só incentivar os estudantes a tomarem uma atitude face à poluição, promovendo ainda alterações comportamentais, como também a divulgação e partilha de valores básicos ecológicos entre a população. As atividades desenvolvidas terão por base a recolha de lixo bem como a limpeza de parques e matas nacionais. Um dos objetivos deste evento é ainda alertar e consciencializar a população local para os impactos ambientais, focando ainda o papel do farmacêutico nesta vertente.