PROPOSTAS E OBJETIVOS

O Departamento de Intervenção Cívica e Ação Social (DICAS) é um Departamento da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) recente, este é o terceiro ano da sua existência e nasceu na necessidade de fomentar um espírito de partilha, de entreajuda e responsabilidade social aos estudantes do Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas.

Surge para promover o desenvolvimento de atividades que aproximem os estudantes à comunidade, para que qualquer indivíduo que participe nas mesmas fique mais atento às necessidades que o rodeiam e conseguir intervir cívica e socialmente de forma a resolver problemas ou dilemas com os quais possa ser confrontado. Hoje em dia, mais do que ser um bom farmacêutico no que diz respeito à parte teórica e científica da profissão, é necessário sabermos lidar com o outro. 

Como estudantes tem de ser evidente de que muito mais do que bons futuros profissionais de saúde temos de ser bons cidadãos.

ATIVIDADES

Associação Dignitude e Associação Cura+ – Este Departamento tendo uma vertente social associada tem de estar atento às necessidades daquelas que são Associações de Solidariedade do setor farmacêutico e ajudar em tudo o que for necessário, havendo uma relação bilateral com ambas. No que diz respeito à Associação Dignitude + o nosso papel é ajudar a promover o programa abem e a fazer com que cada vez mais haja estudantes a voluntariar-se no mesmo. Quanto à Associação Cura+, o objetivo é existir uma relação de entreajuda permanente. Uma das atividades em que mais contamos com a ajuda da mesma é a APEF Social, algo que pretendemos manter.

Podcast deDICAS-te – Esta é uma nova atividade do Departamento, a mesma surgiu na necessidade de criarmos uma plataforma inovadora que fizesse chegar informação aos estudantes sobre a área humanitária e de voluntariado. É um novo desafio a que a DAPEF, especificamente o DICAS se propõe a fazer e que esperamos que corra da melhor forma. O mesmo vai consistir na divulgação de várias conversas curtas de caráter informal, maioritariamente, a Instituições de Solidariedade Social e Associações de voluntariado Nacionais e Internacionais.

Movimento Farmacêutico – Esta é uma plataforma, presente no site da APEF, que existe para que todos os estudantes que a consultem tenham acesso a Instituições de Solidariedade Social na cidade onde estudam. Todos os Membros da APEF, nomeadamente, através da CNICAS atualizam esse “Banco de Voluntariado” ao longo do ano para que os estudantes estejam sempre a par de quais as associações disponíveis para fazer voluntariado.

APEF Social – Esta é a grande atividade do Departamento, é uma atividade presencial com uma duração de, aproximadamente, quatro dias que surge na necessidade de aproximar os estudantes à comunidade e de ajudarmos as populações mais necessitadas, tanto com Rastreios, como Campanhas de Saúde Pública, acompanhamento em lares e creches. Acima de tudo, pretende-se que, para além, de prestar auxílio aos grupos de risco, também seja um momento de partilha e convívio entre todos aqueles que participarem no mesmo.

Animacêuticos – Esta atividade tem como objetivo ajudar associações de proteção animal, como gatis e canis, que apoiam e protegem animais. Como a saúde dos nossos animais também é importante, este projeto visa a angariação de fundos que revertem a favor de vacinação/desparasitação, rações, mantas, entre outro material que seja necessário.

Campanha Papel por Alimentos – Este projeto consiste na recolha de papel através de livros, papel de rascunho, revistas, etc…. Isto consegue-se através da colocação de vários pontos de recolha colocados nas várias faculdades. Todo o papel recolhido é entregue aos Bancos Alimentares Contra a Fome e é, posteriormente, convertido em produtos alimentares básicos a serem entregues a quem mais precisa.