Oradores

A Professora Doutora Margarida Castel-Branco ingressou na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) em 1992 e licenciou-se em Ciências Farmacêuticas em 1998. Iniciou de imediato trabalho de investigação na área da Farmacologia Experimental/Farmacocinética, tendo sido bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 1999 e 2002. Em abril de 2003 concluiu o Doutoramento em Farmácia, na especialidade de Farmacologia.

 

Ainda em 2003 iniciou a sua colaboração com a FFUC como docente convidada e entre 2003 e 2008 foi também avaliadora do INFARMED de processos de AIM de medicamentos genéricos no âmbito da bioequivalência/biodisponibilidade. Colaborou com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra na lecionação da unidade curricular de Farmacologia entre 2010 e 2015.

 

Desde 2009 é Professora Auxiliar da FFUC, no Laboratório de Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos, onde tem vindo a lecionar no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas as unidades curriculares de Farmacologia, Farmacoterapia, Indicação Farmacêutica, Farmacovigilância (também na Licenciatura em Farmácia Biomédica), Farmácia Clínica e Avaliação Farmacoterapêutica em Cuidados de Saúde Primários. No Mestrado em Farmacologia Aplicada tem lecionado Acompanhamento Farmacoterapêutico, Fisiopatologia e Farmacologia Aplicada. A sua atividade pedagógica tem-se estendido a diversos cursos de pós-graduação e de atualização e formação contínua, em colaboração com diversas entidades. No âmbito pedagógico-científico tem vindo a orientar vários estudantes, tanto ao nível pré-graduado na elaboração da monografia de estágio como ao nível do 2º e 3º ciclos.

 

O seu currículo científico apresenta, para além da colaboração em alguns livros e capítulos de livro, mais de 50 artigos e de 90 resumos publicados em revistas nacionais e internacionais. Já apresentou mais de 70 comunicações orais nacionais e internacionais e mais de 160 comunicações em forma de poster. Tem sido convidada para apresentar palestras/conferências em diversos eventos.

 

É membro da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (SPF) e da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica (ESCP). É membro do Observatório de Interações Planta – Medicamento (OIPM). É membro dos Conselhos Editoriais e revisora de diversas revistas científicas. Tem colaborado ativamente com a Ordem dos Farmacêuticos em diversos grupos de trabalho. Ao longo dos últimos anos integrou a comissão organizadora de mais de 20 eventos de índole científica.

 

É atualmente investigadora colaboradora do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (iCBR) e integra uma equipa de investigação do consórcio Ageing@Coimbra, através da FFUC, no Grupo de Prescrição e Adesão à Terapêutica (A1), concretamente na vertente da Polimedicação no idoso. Integrou a equipa de investigação do projeto europeu Simpathy (Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina) – “Stimulating Innovation Management of Polipharmacy and Adherence in the Elderly” (663082) – entre maio de 2015 e maio de 2017.

 

Os seus interesses de investigação, tendo sempre por base a Farmacologia, prendem-se atualmente com as áreas da Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos, procurando contribuir para uma adequada implementação de serviços farmacêuticos centrados no doente.

 

Para mais informações consultar https://www.cienciavitae.pt/pt/3910-3178-31BA

A Professora Doutora Mónica Condinho concluiu em 2008 o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. 

 

Em 2015, doutorou-se em Ciências Farmacêuticas na Especialidade de Farmacologia e Farmacoterapia, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Entre 2012 e 2016, enquanto Farmacêutica, foi Delegada de Farmacovigilância na Unidade de Farmacovigilância do Sul, Portugal. Atualmente, integra o Grupo de Acompanhamento Farmacoterapêutico de Évora, Portugal, e a AcF – Acompanhamento Farmacoterapêutico, Lda., Portugal. 

 

É Professora Auxiliar Convidada na Universidade do Algarve, lecionando Unidades Curriculares como Acompanhamento Farmacoterapêutico, Farmacoterapia e Tópicos de Aconselhamento em Farmácia, e é formadora (Coordenação científica) da Ordem dos Farmacêuticos.

 

 

A Professora Doutora Isabel Júlio concluiu em 1986 a Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, opção de Análises Químico-Biológicas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

 

Em 1996, doutorou-se em Bioquímica pelo Centro de Metabolismo e Endocrinologia – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Ainda nesse ano realizou uma pós-graduação em Processos Bioenergéticos em Células Vegetais e no ano seguinte, uma pós-graduação em Pedagogia Médica. 

 

Em 1997 iniciou a atividade enquanto Professora Auxiliar, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. e desde então passou pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, pela Escola Superior de Educação de Almada, entre outros. Adicionalmente, assumiu funções dirigentes, como Presidente do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, Coordenadora do Curso em Análise Clínicas e de Saúde Pública de Estágios de Integração à Vida Profissional da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, entre outros cargos.

 

Atualmente, é Professora Auxiliar na Universidade do Algarve, sendo responsável pela lecionação das unidades curriculares (UCs) Bioquímica II, Bioquímica Clínica e pela lecionação e regência das UCs Farmacoterapia I Hematologia e Fisiopatologia Humana.

Professor Doutor Carlos Sinogas, licenciou-se em Farmácia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1976. Concluiu o doutoramento em Bioquímica no ano de 1988 e a agregação em Biologia em 2017.

 

Foi investigador no Instituto Gulbenkian de Ciência durante 21 anos. Foi Adjunto no gabinete do Ministro da Saúde durante um ano e Consultor Científico no INFARMED por três anos. Desde 1997 é professor na Universidade de Évora onde leciona atualmente as unidades curriculares de Virologia, Imunologia, Biotecnologia, Medicamentos de biotecnologia e Engenharia genética.

 

Criou e foi responsável pelo Mestrado em Acompanhamento Farmacoterapêutico da Universidade de Évora. É membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED e perito da Agência Europeia do Medicamento.

 

Desempenha, ainda, funções de farmacêutico comunitário na Farmácia Central de Mora, da qual é proprietário. É também sócio-fundador da AcF – Acompanhamento Farmacoterapêutico, Lda., uma empresa de prestação de Serviços Farmacêuticos constituída em 2008.

 

Publicou 81 artigos em revistas científicas e de divulgação, apresentou 99 comunicações em reuniões científicas e proferiu 74 palestras em eventos públicos. 

A Professora Doutora Isabel Vitória Fiqueiredo é doutor em farmácia na especialidade de Farmacologia pela Universidade de Coimbra. Professora Associada com Agregação do Laboratório de Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra – UC (Portugal), onde leciona unidades curriculares de Acompanhamento Farmacoterapêutico I, Acompanhamento Farmacoterapêutico II Avaliação Farmacoterapêutica em Cuidados de Saúde Primários, Farmacologia, Farmacoterapia, Fisiopatologia, Indicação Farmacêutica. Coordenadora dos Estágio Curriculares do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêutica. Coordenadora do Mestrado de Farmacologia Aplicada.

Investigadora do ICBR – Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research – Pharmacology and Experimental Therapeutics Group e integra uma equipa de investigação do consórcio Ageing@Coimbra, através da FFUC, no Grupo de Prescrição e Adesão à Terapêutica (A1), concretamente na vertente da Polimedicação no idoso. Integrou a equipa de Investigação, na qualidade de coordenadora, do projeto europeu Simpathy (Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina) – “Stimulating Innovation Management of Polipharmacy and Adherence in the Elderly” (663082) – entre maio de 2015 e maio de 2017. 

Integra a bolsa de peritos do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. e da Direção Geral de Alimentação e Veterinária – DGAV. 

Membro da Direção da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos. 

A Professora Doutora Áurea Lima é licenciada em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (ISCS-N) e em Ciências Básicas da Saúde pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Mestre em Medicina e Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Doutorada em Ciências Médicas pelo ICBAS. 

É, atualmente, Médica Interna de Formação Especializada em Oncologia Molecular no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Médica Estética nas Clínicas FMR-Porto, CME-Espinho/Braga e Clínica Dentária do Cavaco e Professora Auxiliar Convidada do IUCS/CESPU.

A Dr.ª Ana Couto é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra desde 2017. 

Desde então, teve a oportunidade de concluir algumas formações complementares, como Preparação Individualizada da Medicação – Ambulatórios e Instituições de Terceira Idade, Intervenção Farmacêutica nas Doenças Respiratórias – ASMA, DPOC e Espirometria, Intervenção Breve em Cessação Tabágica e Intervenção Farmacêutica para a Realização de Testes Rápidos em Infeções Virais por VIH, VHC e VHB.

Atualmente, é farmacêutica na Farmácia Central de Mora, onde é uma das responsáveis pela realização da consulta de Acompanhamento Farmacoterapêutico.

A Dr.ª Ana Guarda é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia de Coimbra, desde 2011, e pós-graduada em Direito da farmácia e do medicamento, desde 2013. 

Entre 2013 e 2017 exerceu a função de Diretora Técnica na CODIVET – Cooperativa de Distribuição e Comercialização de Produtos Veterinários, CRL, entre 2017 e 2020 foi farmacêutica na Farmácia Santa Isabel, Marinha Grande e, atualmente, é farmacêutica na AcF – Acompanhamento Farmacoterapêutico.