Oradores

A Professora Doutora Margarida Castel-Branco ingressou na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) em 1992 e licenciou-se em Ciências Farmacêuticas em 1998. Iniciou de imediato trabalho de investigação na área da Farmacologia Experimental/Farmacocinética, tendo sido bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 1999 e 2002. Em abril de 2003 concluiu o Doutoramento em Farmácia, na especialidade de Farmacologia.

 

Ainda em 2003 iniciou a sua colaboração com a FFUC como docente convidada e entre 2003 e 2008 foi também avaliadora do INFARMED de processos de AIM de medicamentos genéricos no âmbito da bioequivalência/biodisponibilidade. Colaborou com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra na lecionação da unidade curricular de Farmacologia entre 2010 e 2015.

 

Desde 2009 é Professora Auxiliar da FFUC, no Laboratório de Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos, onde tem vindo a lecionar no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas as unidades curriculares de Farmacologia, Farmacoterapia, Indicação Farmacêutica, Farmacovigilância (também na Licenciatura em Farmácia Biomédica), Farmácia Clínica e Avaliação Farmacoterapêutica em Cuidados de Saúde Primários. No Mestrado em Farmacologia Aplicada tem lecionado Acompanhamento Farmacoterapêutico, Fisiopatologia e Farmacologia Aplicada. A sua atividade pedagógica tem-se estendido a diversos cursos de pós-graduação e de atualização e formação contínua, em colaboração com diversas entidades. No âmbito pedagógico-científico tem vindo a orientar vários estudantes, tanto ao nível pré-graduado na elaboração da monografia de estágio como ao nível do 2º e 3º ciclos.

 

O seu currículo científico apresenta, para além da colaboração em alguns livros e capítulos de livro, mais de 50 artigos e de 90 resumos publicados em revistas nacionais e internacionais. Já apresentou mais de 70 comunicações orais nacionais e internacionais e mais de 160 comunicações em forma de poster. Tem sido convidada para apresentar palestras/conferências em diversos eventos.

 

É membro da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (SPF) e da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica (ESCP). É membro do Observatório de Interações Planta – Medicamento (OIPM). É membro dos Conselhos Editoriais e revisora de diversas revistas científicas. Tem colaborado ativamente com a Ordem dos Farmacêuticos em diversos grupos de trabalho. Ao longo dos últimos anos integrou a comissão organizadora de mais de 20 eventos de índole científica.

 

É atualmente investigadora colaboradora do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (iCBR) e integra uma equipa de investigação do consórcio Ageing@Coimbra, através da FFUC, no Grupo de Prescrição e Adesão à Terapêutica (A1), concretamente na vertente da Polimedicação no idoso. Integrou a equipa de investigação do projeto europeu Simpathy (Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina) – “Stimulating Innovation Management of Polipharmacy and Adherence in the Elderly” (663082) – entre maio de 2015 e maio de 2017.

 

Os seus interesses de investigação, tendo sempre por base a Farmacologia, prendem-se atualmente com as áreas da Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos, procurando contribuir para uma adequada implementação de serviços farmacêuticos centrados no doente.

 

Para mais informações consultar https://www.cienciavitae.pt/pt/3910-3178-31BA

A Professora Doutora Mónica Condinho concluiu em 2008 o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. 

 

Em 2015, doutorou-se em Ciências Farmacêuticas na Especialidade de Farmacologia e Farmacoterapia, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Entre 2012 e 2016, enquanto Farmacêutica, foi Delegada de Farmacovigilância na Unidade de Farmacovigilância do Sul, Portugal. Atualmente, integra o Grupo de Acompanhamento Farmacoterapêutico de Évora, Portugal, e a AcF – Acompanhamento Farmacoterapêutico, Lda., Portugal. 

 

É Professora Auxiliar Convidada na Universidade do Algarve, lecionando Unidades Curriculares como Acompanhamento Farmacoterapêutico, Farmacoterapia e Tópicos de Aconselhamento em Farmácia, e é formadora (Coordenação científica) da Ordem dos Farmacêuticos.

 

 

A Professora Doutora Isabel Júlio concluiu em 1986 a Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, opção de Análises Químico-Biológicas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

 

Em 1996, doutorou-se em Bioquímica pelo Centro de Metabolismo e Endocrinologia – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Ainda nesse ano realizou uma pós-graduação em Processos Bioenergéticos em Células Vegetais e no ano seguinte, uma pós-graduação em Pedagogia Médica. 

 

Em 1997 iniciou a atividade enquanto Professora Auxiliar, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. e desde então passou pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, pela Escola Superior de Educação de Almada, entre outros. Adicionalmente, assumiu funções dirigentes, como Presidente do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, Coordenadora do Curso em Análise Clínicas e de Saúde Pública de Estágios de Integração à Vida Profissional da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve, entre outros cargos.

 

Atualmente, é Professora Auxiliar na Universidade do Algarve, sendo responsável pela lecionação das unidades curriculares (UCs) Bioquímica II, Bioquímica Clínica e pela lecionação e regência das UCs Farmacoterapia I Hematologia e Fisiopatologia Humana.

Professor Doutor Carlos Sinogas, licenciou-se em Farmácia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1976. Concluiu o doutoramento em Bioquímica no ano de 1988 e a agregação em Biologia em 2017.

 

Foi investigador no Instituto Gulbenkian de Ciência durante 21 anos. Foi Adjunto no gabinete do Ministro da Saúde durante um ano e Consultor Científico no INFARMED por três anos. Desde 1997 é professor na Universidade de Évora onde leciona atualmente as unidades curriculares de Virologia, Imunologia, Biotecnologia, Medicamentos de biotecnologia e Engenharia genética.

 

Criou e foi responsável pelo Mestrado em Acompanhamento Farmacoterapêutico da Universidade de Évora. É membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED e perito da Agência Europeia do Medicamento.

 

Desempenha, ainda, funções de farmacêutico comunitário na Farmácia Central de Mora, da qual é proprietário. É também sócio-fundador da AcF – Acompanhamento Farmacoterapêutico, Lda., uma empresa de prestação de Serviços Farmacêuticos constituída em 2008.

 

Publicou 81 artigos em revistas científicas e de divulgação, apresentou 99 comunicações em reuniões científicas e proferiu 74 palestras em eventos públicos.