Community Pharmacy at the Crossroads: Technology for a Better Service

Perspetiva a nível internacional da introdução de novas tecnologias a nível do setor farmacêutico comunitário.

Moderador - João Guedes

Atualmente é estudante do 5º Ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. 

Encontra-se a a exercer o cargo de Chairperson of the European Regional Office da International Pharmaceutical Students’ Federation

A partir do dia 1 de Outubro de 2020, iniciará funções como Presidente na International Pharmaceutical Students’ Federation

Representa os estudantes da sua Faculdade, como Membro do Conselho de Representantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e como Membro da Comissão de Acompanhamento do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

É membro do Júri de Atribuição de Apoios à Mobilidade Internacional e a Eventos Organizados pela Comunidade Académica da Universidade do Porto/Santander Universidades. 

Foi Vice-Presidente para as Relações Externas da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Colaborou com a Associação Cura+, nos últimos 3 anos.

Dr. Duarte Santos

Durante o seu percurso académico, foi Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, entre 2006 e 2008, e Membro do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC).

Concluiu o seu Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no ano de 2008, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Entre 2008 e 2011, foi Vogal da Direção da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF). No ano seguinte, foi Segundo Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Nacional das Farmácias.

Entre 2011 e 2015, foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF) e, posteriormente, entre 2015 e 2018, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF).

É Membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias, desde 2013, e Membro do Júri das Provas Públicas de Defesa do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, desde 2014.

Atualmente é Presidente do Pharmaceutical Group of the European Union (PGEU) e Diretor da Revista Farmácia Portuguesa. Possui também um Master of Business Administration, pela AESE Business School, sendo também proprietário da Farmácia Nova de Carnaxide, em Lisboa, desde 2008.

Dr. Jaime Acosta

Licenciou-se em Farmácia no ano de 1998, pela Universidad Complutense de Madrid. No ano seguinte, tornou-se Mestre em Cuidados Farmacêuticos pela Universidade de Granada. Especializou-se ainda em Cuidados Farmacêuticos para Farmacêuticos Internacionais, em 1999, pela University of Minnesota  (EUA). 

É ainda pós-graduado em Senior Managment in Health Institutions pela IESE Businnes School de Madrid. 

Desde o ano de 2000, que é Farmacêutico Comunitário, tendo já assumido o papel de Diretor de Farmácia. 

Entre 2008 e 2012, representou os proprietários de Farmácias na Câmara de Madrid, onde orientou e coordenou as ações e estratégias das Câmaras junto a 2800 farmácias da região de Madrid. 

Neste mesmo período, foi também Membro do Conselho Consultivo da Presidência Sénior no Hefame Wholesaler

Entre 2014 e 2018, e, ainda, desde 2019 até à atualidade, é Executive Committee member na Secção de Farmácia Comunitária da International Pharmaceutical Federation (FIP). 

Em 2018, integrou o FIP-CPS Project’s Officer, cargo que mantém até à atualidade. 

Desde 2019, é Membro do Fórum Tecnológico da FIP, no qual se exploram novas tecnologias, o seu possível impacto e como é que as mesmas podem ser moduladas e integradas na profissão farmacêutica. 

A partir de 2020, tornou-se membro do FIP COVID-19 Global Expert Advisory Group, no qual os membros fornecem aconselhamento estratégico e apoio à FIP na resposta à COVID-19. 

Fora do seu cargo de Farmacêutico Comunitário, já exerceu em várias áreas, nomeadamente como Orador em Conferências internacionais sobre Inovação e Tecnologia Farmacêutica. 

Entre 2014 e 2015,  foi Assessor de projetos tecnológicos relacionados com Farmácia, Co-Presidente do Programa de Pós-Graduação da UNIR em Estratégia Digital e Comércio Eletrónico para Farmacêuticos. 

Em 2012 e 2014, foi Diretor Sénior do Congresso de Farmácia INFARMA, em Madrid. 

Em 2008 e 2010, foi Membro do Comité Organizador e Co-Fundador da Pharmayoung Conference.

Em 2011, foi-lhe concedida a Bolsa de Estudo da Organização Mundial de Saúde para Upcoming leaders e em 2013 foi premiado com a Bolsa de Estudos do WHO-Armstrong Institute (Johns Hopkins Medicine) para participar no Fórum de 2013 sobre Emerging Topics in Patient Safety.