Consultoria e Gestão

A gestão e rentabilização de uma Farmácia, a captação de vendas, a gestão de equipa, o sistema de garantia de qualidade e o planeamento estratégico, enquanto ferramentas de crescimento, são uma preocupação no desenvolvimento de uma Farmácia, que não deve deixar de ser encarada como um negócio.

 

A área de consultoria e gestão farmacêutica presta, às Farmácias, um serviço cujos objetivos são otimizar a eficiência operacional, gestão de recursos humanos, melhorar a gestão comercial e o seu marketing, produzindo um impacto positivo na gestão económico-financeira das mesmas.

 

Trata-se de um setor profissional que se encontra em crescimento e, através de programas de trainings, cativa muitos jovens farmacêuticos a enveredar por esta área profissional. Os desafios que se impõem são vários, destacando-se:

  • Formação profissional extra;

  • Visão estratégica;

  • Empenho e disponibilidade para deslocação.

TESTEMUNHO

Olá!

O meu nome é Diana Lopes, tenho 25 anos e estudei na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. No meu percurso académico fiz parte das Sirigaitas – Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, estive 2 anos na Associação de Estudantes (AEFFUP) e no último ano do curso fiz parte da APEF como Diretora do Departamento de Formação e Ensino. Atualmente trabalho como Consultora na Adjustt by Glintt, mais precisamente na equipa do Serviço de Consultoria e Gestão de Farmácias,  percurso este que se iniciou com a minha candidatura à Academia Glintt, em 2017, ano em que terminei o curso, e já cá estou há mais de 2 anos.

No Serviço de Consultoria e Gestão de Farmácias o nosso principal objetivo é dar apoio aos proprietários e gestores da farmácia em 4 pilares essenciais:

  • Gestão Operacional (no qual normalizamos vários processos do dia-a-dia da farmácia, nomeadamente prazos de validade, produtos sem consumo, etc.);
  • Gestão Comercial e Marketing (analisamos vendas, margem e trabalhamos com as equipas de modo a atingir os objetivos a que nos propusemos com a gestão);
  • Gestão de Recursos Humanos (o principal foco deste pilar é a organização da equipa, acompanhamos a evolução individual de cada colaborador e ajudamos a que todos atinjam as metas estabelecidas);
  • Gestão Económico-Financeira (otimização dos custos e proveitos da farmácia).

Tudo isto só é possível com a implementação da Metodologia Kaizen, uma filosofia de melhoria contínua, que é a base do nosso trabalho e que tem o objetivo de organizar o espaço da farmácia e a equipa (promovendo a comunicação, o estabelecimento e monitorização dos objetivos).

Para desempenhar este trabalho, temos que ser inovadores, dinâmicos, gostar de trabalhar em equipa e ter um elevado espírito de responsabilidade. É uma área que exige muito de nós, não só ao nível de apresentar sempre novas ideias e motivar as equipas, mas também com as situações que lidamos diariamente e que exigem rigor e espírito crítico. Se gostas de trabalhar com pessoas diferentes todos os dias e queres um trabalho onde não exista rotina, este é o ideal para ti!