Farmácia Comunitária
O Ato Farmacêutico revela uma profissão complexa e multidisciplinar onde vemos os pilares fundamentais da Farmácia nas suas vertentes Comunitária e Hospitalar aqui explanados.
Tendo sempre em conta que a profissão de Farmacêutico é uma das mais antigas da humanidade, e cujo exercício é complexo, é importante termos sempre presente as bases fundamentais do pleno exercício da profissão.
A Farmácia Comunitária atravessou vários períodos de mudança e de transição ao longo da história. São várias as funções do farmacêutico comunitário no exercício da sua profissão. Conhecê-las permite um melhor desempenho no exercício da profissão e um reconhecimento do árduo trabalho por parte da população.
É prática farmacêutica:
Literacia em Saúde;
Orientação farmacêutica;
Atendimento farmacêutico;
Interpretação da prescrição médica e dispensa de medicamentos;
Acompanhamento farmacoterapêutico;
Registo sistemático das atividades, medição e avaliação dos resultados.
Cabe ao farmacêutico comunitário dignificar a profissão e enaltecer o trabalho comunitário que presta, pois é a farmácia a primeira unidade de acesso na rede de cuidados de saúde primários. Para além disto, desafiam-se os profissionais a reinventarem a profissão, diferenciando-se sem nunca esquecer os pilares base da mesma.