I Fórum de Discussão

O acesso ao medicamento: as barreiras até ao utente

Oradores

Dr. Manuel Talhinhas

No ano de 2017 obteve o grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

 

Atualmente trabalha como Corporate Affairs & Project Manager na Associação

de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA). Além disso, desde 2018, integra ainda o Grupo Profissional da Distribuição Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos.

 

Na vertente associativa, assume, desde o início de 2020, a presidência da Direção da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), tendo participado em várias estruturas associativas, destacando-se a Vice-Presidência da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), até o ano de 2019.

 

No seu percurso académico foi Senador da Universidade de Lisboa, Conselheiro de Escola da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, integrou a International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF) e foi ainda Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL).

Drª. Joana Viveiro

É licenciada em Ciências Farmacêuticas. 

 

Ao longo do seu percurso profissional foi Gestora de projeto no Departamento de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Trabalhou na Empresa Farmacêutica Farmodiética S.A.,onde desempenhou funções de Direção-Técnica. 

 

Para além disto, foi Assessora Técnico-científica e responsável de relações institucionais na Ordem dos Farmacêuticos, e Gestora de Informação no Centro de Informação do Medicamento (CIM).

 

Atualmente, participa ativamente em diversas organizações cívicas, é Deputada do Health Parliament Portugal e frequenta o Curso de Gestão das Organizações Sociais na AESE Business School.

 

Por fim, é Diretora Executiva da Plataforma Saúde em Diálogo.

Dr. Duarte Santos

Durante o seu percurso académico, foi Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, entre 2006 e 2008, e Membro do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC).

 

Concluiu o seu Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no ano de 2008, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

 

Entre 2008 e 2011, foi Vogal da Direção da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF). No ano seguinte, foi Segundo Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Nacional das Farmácias.

 

Entre 2011 e 2015, foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF) e posteriormente, entre 2015 e 2018, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF).

 

É Membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias desde 2013, e Membro do Júri das Provas Públicas de Defesa do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, desde 2014.

Atualmente é Presidente do Pharmaceutical Group of the European Union (PGEU) e Diretor da Revista Farmácia Portuguesa, MBA pela AESE Business School, e proprietário da Farmácia Nova de Carnaxide, em Lisboa, desde 2008.

Drª. Ema Paulino

Concluiu a sua Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 2001. Posteriormente, em 2003, concluiu a sua Pós-graduação em Farmácia Comunitária. Em 2012, terminou também a Pós-graduação em liderança pela American Society of Health-System Pharmacy, e concluiu o Mestrado em Gestão da Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública, em 2014. 

 

Ao longo do seu percurso académico, foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e Coordenadora do Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (GIPES). Entre 2003 e 2012, foi Membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias e ainda, Presidente da Secção de Lisboa e da Região Sul da Ordem dos Farmacêuticos, entre 2012 e 2019.

 

Em 2012, recebeu o galardão FIP Fellow em 2012 e, em 2014, foi distinguida com o Prémio Almofariz para Figura do Ano. Até ao ano de 2018, foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de serviços farmacêuticos nas Farmácias Holon. 

 

Ao longo da sua carreira profissional, foi CEO interina, Vice-Presidente e Secretária da Secção de Farmácia Comunitária, e Presidente e Coordenadora de Projetos do Grupo de Jovens Farmacêuticos na mesma instituição.

 

Atualmente, é Membro do Comité Executivo, ocupando o cargo de Secretária Profissional da FIP. Pertence à comunidade Gender Equity Hub da Global Health Workforce Network, coordenado pela Organização Mundial da Saúde e Women in Global Health. Para além disso, é Membro da Direção da Pharmaceutical Care Network Europe (PCNE). É também autora de uma coluna mensal relacionada com questões internacionais do setor, tanto na Revista Portuguesa de Farmácia como na Revista Farmácia Distribuição.

 

Atualmente, é Farmacêutica Comunitária e proprietária de uma Farmácia em Almada. É Diretora Geral, Coordenadora Profissional e Científica da Ezfy e Membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF).

Drª. Cristina Lopes

O seu percurso académico começou no ano de 1989, com a Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, no ramo de Farmácia de Oficina e Hospitalar, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. 

 

Iniciou o seu percurso profissional como Técnica Superior de saúde, nos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Santo António dos Capuchos (HSAC), de 1989 a 1991. No período de 1992 a 1997, assumiu funções de Group Product Manager e Product Manager nos Laboratórios Servier. Seguidamente, entre 1997 e 2003, assumiu funções de Diretora Técnica, na firma Mayne Pharma, Lda.

 

Em 2003, concluiu a sua Pós-Graduação em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e é, desde esse ano, Diretora dos Assuntos Técnicos na Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA). 

 

No ano de 2007, adquiriu o grau de Especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos, e, dois anos mais tarde, em 2009, fez o Programa Avançado de Gestão em Saúde da FCEE-Universidade Católica. Ainda neste mesmo ano, fez um Curso Pós-Graduado de Atualização em Farmacoepidemiologia Avançada, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Desde 2010, é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. 

 

Atualmente, colabora com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, como oradora, em temas associados à Avaliação de Tecnologias de Saúde, e colabora com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o Instituto de Saúde Egas Moniz, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Algarve, como oradora em temas relacionados com a Inovação Farmacêuticas, Acesso a novos medicamentos, Assuntos Regulamentares, entre outros.