PROPOSTAS E OBJETIVOS

Departamento de Política Educativa (DPE) tem como principais linhas de atuação a representação externa da APEF, bem como promoção do espírito crítico da DAPEF, dos Membros da APEF e dos estudantes que representa.

 

O  DPE representa externamente os estudantes do MICF em 3 estruturas de elevado relevo:

· Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES): É uma estrutura que reúne 7 Associações da área da Saúde e que tem como base o conceito mundial de ”One Health Initiative”, que acredita que os cuidados de saúde devem primar por uma colaboração multisetorial. Assim, é papel do DPE defender os interesses dos estudantes do MICF aquando da discussão de temas de Política Educativa e de Política da Saúde, sendo também de elevada relevância a participação, de forma ativa no processo de crescimento do Fórum, dando a conhecer as bandeiras deste a todos os estudantes de Saúde.

 

· Conselho Nacional da Juventude (CNJ): É uma estrutura responsável pela representação da Juventude em Portugal, sendo o papel do DPE representar os estudantes do MICF em todas as actividades e Assembleias Gerais do CNJ

 

· Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA): O ENDA reúne de forma trimestral para que sejam discutidos diversos temas relacionados com Política Educativa e do Ensino Superior. Sendo a APEF a estrutura que representa os estudantes do MICF, é da responsabilidade do DPE participar activamente em seio de ENDA de maneira a defender os interesses dos estudantes do MICF.

 

 

 

Este Departamento assume-se também com o propósito de manter os Membros da APEF atualizados sobre a EPSA e IPSF, envolvendo-os nas decisões a serem tomadas e na construção de position papers acerca de temas de política educativa que são discutidos a nível internacional pelas diversas Associações que representam estudantes do MICF. Neste sentido, o DPE está constantemente a par do trabalho da EduProf Platform, um grupo de trabalho da EPSA destinado ao debate e à partilha de temas relacionados com Advocacy.  

 

O DPE trabalha ativamente com a Coordenação Nacional de Política Educativa (CNaPE) constituída por elementos dos diversos Membros da APEF. É importante que a CNaPE seja informada constantemente do trabalho do DPE e que seja ativamente envolvida na construção de tomadas de posição e do plano político da APEF.

ATIVIDADES

UpPharma: Assume-se como uma actividade de formação para dirigentes associativos realizada em cooperação com o Departamento de Formação e de Ensino (DFE), promovendo momentos formativos de soft-skills e de discussão de temas ligados à Política Educativa, contribuindo para a sua formação enquanto dirigentes associativos.