O Farmacêutico é um profissional que consegue atuar em variadíssimas áreas, nomeadamente na vertente das análises clínicas, dada a sua formação química e analítica. As áreas nas quais os Farmacêuticos atuam enquanto analistas são: Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia, Endocrinologia, Alergologia, Monitorização de Fármacos, Toxicologia Clínica, Análise Forense, passando pelas análises orgânicas e inorgânicas através do estudo de águas, resíduos e alimentos. As análises ambientais de água e alimentos, as análises clínicas e genética humana e as análises toxicológicas são também áreas de atuação do Farmacêutico deste setor.
Estes profissionais desempenham diversas funções associadas ao diagnóstico laboratorial, através de um serviço personalizado nos laboratórios de proximidade, designadamente:
· Colheita, preparação, conservação e transporte de produtos biológicos;
· Determinação e validação de parâmetros analíticos;
· Validação biopatológica dos resultados;
· Informação clínica e comunicação com o prescritor e cidadão;
· Ações de prevenção da doença e promoção da saúde;
· Gestão e controlo da qualidade dos Laboratórios de Análises Clínicos.
Graças à intensa formação laboratorial, o Farmacêutico tem ocupado um lugar essencial nas análises químico-biológicas com variadas aplicações, já que se caracteriza como um profissional multifacetado e que faz a ponte entre os profissionais de equipas multidisciplinares..