Pharmaceutical Group of the European Union

PGEU

O Pharmaceutical Group of the European Union (PGEU), sediado na Bélgica e liderado atualmente pelo Dr. Duarte Santos, representa atualmente 400 mil Farmacêuticos Comunitários. Considerados profissionais chave para a continuação de um bom sistema de saúde sustentável, evolutivo e acessível para todos, o objetivo deste grupo é apoiar estes profissionais de modo a que a evolução dos mesmos possa ser constante, melhorando os sistemas de saúde europeus. 

 

O PGEU realiza assembleias gerais duas vezes por ano, o que permite ouvir e comunicar com todos os seus membros, Portugal tem dois membros representados, a Associação Nacional de Farmácias e a Ordem dos Farmacêuticos. É nestas assembleias que a visão do Farmacêutico Comunitário se reflete e influencia alguns desenvolvimentos políticos e legislativos da União Europeia. O objetivo primordial será sempre cooperar e facilitar a comunicação entre estes profissionais nos diferentes países de Europa, para agirem em uníssono. 

 

Para além das assembleias, o PGEU realiza ainda um congresso anual e reuniões mensais do seu Comité (9 membros), de modo a defender, promover e proteger, a belíssima contribuição destes Farmacêuticos Comunitários para a saúde geral e individual da população, através da promoção do uso responsável do medicamento e por fim, mas não menos importante, a prestação de serviços por estes profissionais que, sem dúvida alguma, distingue esta profissão.

 

Para saberes mais sobre o PGEU, consulta este website.