Ensaios Clínicos

Indústria Farmacêutica

Antes de se comercializar um medicamento, é necessário, em primeiro lugar, demonstrar a sua eficácia, qualidade e segurança. De modo a garantir os resultados pretendidos nestes três critérios, são feitos vários Ensaios Clínicos, nos quais se vão recolhendo informações que suportam os dados que irão servir de base ao processo de obtenção da Autorização de Introdução no Mercado (AIM). Os Ensaios Clínicos são assim essenciais para o avanço na descoberta de medicamentos que permitam corresponder às necessidades dos doentes e ao bem-estar dos cidadãos.

 

A grande maioria dos Ensaios Clínicos realizados em Portugal é promovida por empresas farmacêuticas multinacionais de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

 

O Farmacêutico que participa em ensaios clínicos é a pessoa responsável pelo registo e controlo dos mesmos de procedimentos relacionados com a medicação experimental do ensaio clínico realizando a receção, armazenamento da medicação experimental, bem como o controlo das condições deste armazenamento. Não obstante, é também sua função a preparação e dispensa da medicação experimental, bem como o controlo e pedido de stock dos medicamentos em estudo.

 

Este setor encontra inúmeros desafios em Portugal, pois a seleção do local para a realização de Ensaios Clínicos é cada vez mais um processo competitivo a nível internacional.