APFH

Testemunhos

Realizei a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Segui a carreira de farmacêutica Hospitalar, desde junho de 2001 até ao presente, na Unidade Local de Saúde de Matosinhos – Hospital Pedro Hispano.

 

Desde 2009 sou responsável pela Unidade de Farmácia de Ambulatório e pela Unidade de Ensaios Clínicos dos Serviços Farmacêuticos desde 2009. Atualmente sou Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.

 

 Em relação às funções que um farmacêutico hospitalar desempenha este distribui medicamentos a doentes em regime ambulatório (consulta farmacêutica, sempre que necessário), substâncias estupefacientes e psicotrópicas, distribuição de medicamentos em dose individual unitária e unidose (implica validação das prescrições médicas) e distribuição de medicamentos derivados do plasma. O farmacêutico desempenha ainda funções de gestão nomeadamente a gestão de recursos humanos dos Serviços Farmacêuticos, reorganização e atualização dos stocks de acordo com as necessidades, de acordo com a metodologia Kaizen. Além disto é responsável pela preparação de misturas intravenosas estéreis e nutrição parentérica, preparação de estéreis e preparação de citotóxicos.


Dra. Carla Maria da Gama e Melo Silva Mendes Campos
Presidente APFH