A International Pharmaceutical Students’ Federation é a organização estudantil mais antiga do mundo, tendo sido fundada em 1949. Atualmente, representa cerca de 500.000 estudantes de Ciências Farmacêuticas e recém-graduados, em mais de 90 países ao redor do globo, estando dividida em cinco 5 regiões:
- Asia Pacific Regional Office (APRO);
- African Regional Office (AfRO);
- Eastern Mediterranean Regional Office (EMRO);
- European Regional Office (EuRO), onde Portugal está inserido;
- Pan American Regional Office (PARO).
Esta Federação tem como principal área de intervenção a formação e capacitação dos estudantes em áreas como a Saúde Pública, a Educação Farmacêutica e o Desenvolvimento Profissional. Como tal, a IPSF organiza campanhas, atividades e iniciativas e eventos internacionais que contribuam para o desenvolvimento de futuros profissionais de Saúde. A IPSF serve ainda como uma plataforma para as organizações membros trocarem conhecimentos, experiências e ideias.
A IPSF é também responsável pelo Student Exchange Programme (SEP), sendo este o seu maior projeto. Neste programa de Mobilidade, os estudantes de Ciências Farmacêuticas e recém-graduados têm a oportunidade de realizar um estágio extracurricular num país estrangeiro e numa área do setor farmacêutico à escolha; estes estágios têm normalmente a duração de duas semanas a três meses, e podem ser realizados durante todo o ano, na versão de Winter SEP e Summer SEP, sendo que a maioria dos estágios ocorre entre maio e setembro.
Os eventos internacionais de maior relevância, e nos quais os estudantes podem participar, são:
- IPSF World Congress: É o maior evento internacional da IPSF, tendo como principal atividade a General Assembly; esta é órgão máximo de deliberação da IPSF, onde é discutido e decidido o futuro dos objetivos da Federação. Este evento oferece também aos estudantes um programa de cariz científico e educacional.
- European Regional Symposium (EuRS): É o principal evento da região EuRO da IPSF, na qual a APEF está inserida. É durante este evento que decorre a Regional Assembly, onde se discutem os assuntos executivos relativos à região. À semelhança do World Congress, também este evento oferece um programa recheado de momentos multiculturais e educacionais.