A convite da Universidade de Évora, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) participou ontem na mesa redonda de comentários ao Relatório do Estudo: Competências Profissionais no Âmbito da Prevenção e do Tratamento do Tabagismo no Final da Formação Pré-graduada dos Profissionais de Saúde: Estudo de avaliação com os cursos de formação em Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Medicina e Medicina Dentária.
Este foi um estudo encomendado pela DGS, enquadrado no Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, que permitiu, através de um questionário global efetuado aos alunos do ensino superior das quatro áreas da saúde retirar conclusões de relevo e ajudar a repensar a formação dos futuros profissionais de saúde neste âmbito.
A mesa de comentários contou ainda com as associações e federações nacionais de estudantes em estudo, ANEM, FNAEE e ANEMD. Das intervenções ficou desmonstrado o empenho dos estudantes em serem uma voz ativa nas instituições de ensino para uma reforma currcular nestas matérias, bem como a desenvolverem no seu sei estratégias que coloquem a prevenção e combate ao tabagismo na ordem do dia.
Convidamos todos os interessados a consultar o sumário executivo do estudo, bem como a sua versão completa.