O Departamento de Formação e Ensino (DFE) da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) é responsável por organizar todas as atividades de cariz formativo da Federação que permitem aos Estudantes adquirir conhecimentos em áreas menos abordadas ao longo do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, procurando complementar o Plano Curricular e, deste modo, munindo os futuros Profissionais de Saúde com ferramentas essenciais que lhes permitam exercer um papel preponderante na Comunidade.
O DFE está responsável por organizar atividades como o Fórum Educacional, os Cursos Online e ainda a atividade bandeira da APEF, o Congresso Nacional de Estudantes de Farmácia.
Anualmente realizada uma Edição composta por dois Cursos, os Cursos Online da APEF procuram aprofundar temas de cariz Político e Científico, fornecendo aos seus participantes bases sólidas numa determinada área emergente e considerada de elevada importância para a atuação fundamental de um Farmacêutico.
Divididos em Módulos sequenciais, os Participantes terão a oportunidade de enriquecer a sua Formação em Saúde e de apostar na sua formação complementar.
O Fórum Educacional dá a oportunidade aos Estudantes de se aproximarem do Setor Farmacêutico, capacitando-se e atualizando-se das últimas novidades do Setor Farmacêutico.
Para além disso, em momentos de Grupos de Trabalho, poderão desenvolver temas, discuti-los e apresentá-los, desenvolvendo capacidade de Comunicação, argumentação e Espírito Crítico.
O Congresso Nacional de Estudantes de Farmácia (CNEF) é a atividade bandeira da nossa Federação,onde se abordam temas de cariz formativo e político.
O CNEF tem a duração de três dias, iniciando-se com um dia de Programa Social, onde os estudantes podem disfrutar de atividades de cariz socio-cultural. Por fim, decorrem dois dias dedicados ao programa educacional, onde se dinamizam sessões, masterclasses e mesas redondas com entidades de renome do Setor Farmacêutico, que fomentarão discussões relevantes.
Esta atividade permite à APEF complementar o Plano Curricular do Curso de Ciências Farmacêuticas, abordando temas atuais e que se consideram de elevada importância para a formação do futuro farmacêutico.