Ensino Farmacêutico

A APEF tem como missão representar ativamente os estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, promovendo um ensino de qualidade, alinhado com as exigências da profissão farmacêutica e os desafios da sociedade.

Neste separador reunimos estudos estratégicos, declarações de princípios e propostas concretas que refletem a visão dos estudantes sobre a formação que recebem e o futuro da profissão. Estes documentos são fruto de um trabalho colaborativo com múltiplos intervenientes do setor e refletem o compromisso da APEF com a construção de um ensino farmacêutico mais robusto, inclusivo e orientado para a prática profissional.

Construindo Alicerces - Edificando Soluções - Legislativas 2024

Manifesto político da APEF que reúne propostas estruturais para a valorização do Ensino em Ciências Farmacêuticas. Apresenta medidas para melhorar a formação, estágios, integração profissional e envolvimento cívico dos estudantes, com foco na sustentabilidade e evolução do setor farmacêutico em Portugal.

Estágio Curricular em Perspetiva | O Início do Percurso Profissional

Relatório da APEF que analisa a experiência dos estudantes no Estágio Curricular do MICF. O estudo identifica dificuldades como a conciliação com a dissertação e a necessidade de mais preparação prática, propondo melhorias e a diversificação das áreas de estágio para alinhar a formação com as exigências reais da profissão farmacêutica em Portugal.

Recomendações | Fórum do Ensino Farmacêutico

Documento resultante do III Fórum do Ensino Farmacêutico, promovido pela APEF, que apresenta propostas para a melhoria dos Estágios Curriculares e extracurriculares. Foca-se na adaptação da formação às necessidades da prática profissional e no reforço da colaboração entre estudantes, instituições e entidades da profissão.

Inovação Pedagógica e Metodologias de Avaliação

Estudo do Fórum de Ensino Farmacêutico que explora novas metodologias de ensino e avaliação, como role play e aprendizagem baseada em problemas. As recomendações defendem um ensino mais dinâmico, interativo e adaptado às competências necessárias aos futuros farmacêuticos.

Perspetivas para o Ensino Farmacêutico Português

Estudo da APEF que reúne opiniões de estudantes e jovens farmacêuticos sobre o futuro do ensino. Defende um MICF mais orientado para a prática clínica, com estágios diversificados e maior foco em temas como digitalização em saúde e adaptação às necessidades da sociedade.

Carta de Princípios de Estágios Curriculares em Farmácia Comunitária

Esta carta estabelece diretrizes para a qualidade dos Estágios Curriculares em Farmácia Comunitária. Define áreas de conhecimento essenciais, reforça a importância do acompanhamento pedagógico e técnico, e propõe mecanismos de avaliação e melhoria contínua com base na experiência dos estudantes.

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