Capítulo II
Avaliação e Melhoria Contínua da Aprendizagem
A avaliação desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na formação farmacêutica, onde é essencial garantir profissionais competentes e éticos. Este capítulo propõe um modelo avaliativo formativo e reflexivo, que ultrapassa a simples medição do desempenho e promove a aprendizagem contínua por meio de critérios claros e feedback construtivo. A integração de tecnologias digitais surge como forma de tornar a avaliação mais justa, personalizada e eficaz. Baseado no estudo “Inovação Pedagógica e Metodologias de Avaliação” (APEF, 2023), o modelo defende metodologias participativas e tecnológicas que fomentam a autonomia, o pensamento crítico e a responsabilidade profissional dos futuros farmacêuticos.
CRITÉRIOS CLAROS E UNIFORMES
2. Divulgação antecipada dos critérios a aplicar em avaliações para permitir preparação adequada
PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO
2. Estabelecimento de prazos e modos de avaliação consistentes entre os vários anos e unidades curriculares
AVALIAÇÃO FORMATIVA E INTEGRADA
2. Promoção de uma distribuição equilibrada da avaliação somativa ao longo do semestre, privilegiando a realização de, pelo menos, dois momentos de avaliação em detrimento do modelo centrado num único exame final
FEEDBACK EFICIENTE E PERSONALIZADO
2.Utilização de tecnologia para facilitar a entrega de feedback, incluindo plataformas digitais com quizzes interativos, relatórios de desempenho e recomendações personalizadas
3. Reestruturação dos inquéritos pedagógicos para garantir a participação ativa dos estudantes e a utilização real do feedback para melhoria contínua do ensino
