Capítulo II

Avaliação e Melhoria Contínua da Aprendizagem

A avaliação desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na formação farmacêutica, onde é essencial garantir profissionais competentes e éticos. Este capítulo propõe um modelo avaliativo formativo e reflexivo, que ultrapassa a simples medição do desempenho e promove a aprendizagem contínua por meio de critérios claros e feedback construtivo. A integração de tecnologias digitais surge como forma de tornar a avaliação mais justa, personalizada e eficaz. Baseado no estudo “Inovação Pedagógica e Metodologias de Avaliação” (APEF, 2023), o modelo defende metodologias participativas e tecnológicas que fomentam a autonomia, o pensamento crítico e a responsabilidade profissional dos futuros farmacêuticos.

CRITÉRIOS CLAROS E UNIFORMES

1. Implementação de grelhas de avaliação descritivas e objetivas para trabalhos académicos e avaliações, que facilitem o entendimento dos critérios pelos estudantes e promovam a autoavaliação

2. Divulgação antecipada dos critérios a aplicar em avaliações para permitir preparação adequada

PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO

1. Criação de calendários coordenados entre Unidades Curriculares para evitar sobrecarga de avaliações em períodos curtos, minimizando o stress e o risco de burnout dos estudantes

2. Estabelecimento de prazos e modos de avaliação consistentes entre os vários anos e unidades curriculares

AVALIAÇÃO FORMATIVA E INTEGRADA

1. Adoção de avaliações formativas contínuas e sistemáticas que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento de competências

2. Promoção de uma distribuição equilibrada da avaliação somativa ao longo do semestre, privilegiando a realização de, pelo menos, dois momentos de avaliação em detrimento do modelo centrado num único exame final

FEEDBACK EFICIENTE E PERSONALIZADO

1. Fornecimento regular de feedback estruturado e construtivo para orientar o estudante na sua aprendizagem e autorregulação

2.Utilização de tecnologia para facilitar a entrega de feedback, incluindo plataformas digitais com quizzes interativos, relatórios de desempenho e recomendações personalizadas

3. Reestruturação dos inquéritos pedagógicos para garantir a participação ativa dos estudantes e a utilização real do feedback para melhoria contínua do ensino

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Livro Branco

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