LHoje, dia 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde e nunca foi tão imperativo fazê-lo como o é atualmente. Diariamente, nos hospitais, farmácias, centros de saúde ou lares, inúmeros profissionais de saúde lutam pela vida de milhares de pessoas, incluindo a própria, enfrentando corajosamente os desafios causados por uma situação para a qual ninguém, em todo o Mundo, estava preparado. Uma Pandemia.

Estes profissionais deparam-se, constantemente, com o receio de contraírem a Covid-19 e, consequentemente, contaminarem os seus familiares. Sentem, todos os dias, o peso da responsabilidade que carregam aos ombros. Contudo, não podem desistir. O Mundo precisa deles. Por isso, levantam-se todas as manhãs, muitas vezes, após noites de sono insuficientes para recuperar de todo o cansaço acumulado, e dirigem-se aos seus postos de trabalho. Por um lado, receosos pelo que poderá acontecer, mas certos de que disponibilizarão apenas o seu melhor para o ultrapassar todas as barreiras que se colocarem no seu caminho.

Neste Dia Mundial da Saúde, a APEF gostaria de agradecer a todos os profissionais de saúde a dedicação, esforço e resiliência com que executam as suas funções e encaram os inúmeros desafios que a profissão implica, independentemente das dificuldades que se possam sentir.
Desta forma, reunimos os testemunhos de quatro profissionais de saúde – Dra. Manuela Brito, Dr. Bráulio Sousa, Dra. Helena Farinha e Dra. Joana Monteiro – que prontamente se disponibilizaram a partilhar, com todos os estudantes do MICF, as suas experiências pessoais perante o contexto vivido atualmente. Esta foi a forma que a APEF encontrou de, à distância, dar voz e prestigiar todos os profissionais de saúde, neste dia em que se celebra a saúde, e de demonstrar que somos #TodosPelaNossaSaúde.

Para veres os vídeos dos testemunhos na íntegra consulta o nosso canal do YouTube.

Como queremos que este seja, também, um momento de partilha, caso sejas um profissional de saúde, ou integres algum estágio ou projeto de voluntariado na área da saúde, poderás partilhar o teu testemunho connosco. Deixa na caixa de comentários desta publicação as tuas palavras!

 

APEF

APEF

Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *