A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) apresenta a segunda edição dos Cursos Online! 

 

 

capa evento

 

 

Com esta iniciativa terás a oportunidade de adquirir ou aprofundar conhecimentos em dois temas distintos que serão anunciados brevemente. Para além disso, terás a oportunidade de estimular o desenvolvimento do teu espírito crítico, dos conhecimentos e competências na temática abordada, permitindo-te ter uma voz ativa na discussão da mesma.

Em que consiste esta atividade? Como é que a mesma se processa?

A segunda edição dos Cursos Online da APEF é composta por dois cursos com temas bastante distintos.


Cada curso é composto por vários módulos e cada módulo é composto por uma ou mais sessões com a duração de 1h30. Sendo assim, cada curso terá a duração de 12 horas e será lecionado via Plataforma Online Zoom, bissemanalmente.


Para além disso, também podes contar com a presença de oradores de renome e de extrema qualidade da área em questão, prontos para esclarecer qualquer questão.

O que posso desenvolver com esta iniciativa?

Com a participação nesta atividade, conseguirás:

  • Adquirir e/ou aprofundar conhecimentos em dois temas pertinentes e relevantes para o teu futuro profissional; 

  • Estimular o desenvolvimento do espírito crítico, dos conhecimentos e competências por forma a teres uma voz ativa sobre estas áreas;

  • E, por fim, ter a oportunidade de colocar à prova os conhecimentos adquiridos em prol da obtenção de um certificado de participação.

Quando me posso inscrever?

Curso “Ciências Forenses”: 7-14 de setembro

Curso “Fármacos de Uso Veterinário”: 10-17 de outubro

Clica aqui para consultar o Regulamento Interno dos Cursos Online da APEF

PREÇO: 10€

PROGRAMA:

Módulo 1: Introdução às Ciências Forenses (Ricardo Dinis) – 29/09 às 20h30

Módulo 2:

– Toxicologia Forense: peritagem no vivo e no cadáver (Ricardo Dinis) – 06/10 às 20h30

– Toxicologia Forense: colheita de amostras antemortem e postmortem (Ricardo Dinis) – 11/10 às 20h30

Módulo 3: As toxicodependências (Diana Dias da Silva) – 13/10 às 20h30

Módulo 4: Genética Forense I (Áurea Carvalho) – 18/10 às 20h30

Módulo 5: Genética Forense II (Diana Dias da Silva) – 20/10 às 20h30

Módulo 6: Lofoscopia: impressões digitais (Áurea Carvalho) – 25/10 às 20h30

Módulo 7: Antropologia e Medicina Dentária Forense (Inês Caldas) – 27/10 às 20h30

Coordenador Científico – Ricardo Jorge Dinis Oliveira

É perito em Ciências Forenses, nomeadamente na área de Toxicologia Forense, e desenvolve a sua atividade científica e académica nas áreas da Toxicologia e Farmacologia das Substâncias Psicoativas, Pesticidas e Fármacos, nos seus aspetos pré-clínicos, clínicos e forenses e na Medicina Legal, nomeadamente no desenvolvimento de modelos matemáticos para cálculo do intervalo postmortem, conhecido como Santo Graal das Ciências Forenses. É Licenciado em Ciências Farmacêuticas desde 2003 pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Pela mesma instituição doutorou-se em Toxicologia, em 2007. Por Despacho Reitoral obteve, em 2008, o Título de Doutoramento Europeu. Em 2009, completou o Curso Superior de Medicina Legal (atual Curso de Especialização em Perícias Forenses) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Realizou, em 2012, Provas de Agregação em Ciências Forenses na FMUP. É membro de vários Órgãos de Gestão Académica, nomeadamente dos Conselhos Pedagógico, Científico e de Gestão do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), membro da Comissão Instaladora do processo de acreditação do Mestrado Integrado em Medicina do IUCS e membro da Comissão de Acompanhamento dos 2º e 3º Ciclos de Estudos em Ciências Forenses da UP, Curso de Especialização em Avaliação do Dano Pessoal Pós-traumático da FMUP e do 3º Ciclo de Estudos em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde do Instituto Superior de Ciências da Saúde. É membro do Corpo Editorial e Embaixador de várias Revistas Científicas Internacionais na área das Ciências da Saúde e da Vida, algumas das quais com funções de Editor Chefe. É autor de mais de 155 artigos publicados (representando mais de 4700 citações) em revistas internacionais, indexadas com revisão por pares e autor de cerca de 35 capítulos de livros, de 4 livros e de 4 patentes nacionais e 3 internacionais. Algumas destas publicações foram parabenizadas com prémios nos mais diversos âmbitos como, por exemplo, a publicação da sua súmula curricular em revista científica internacional. É Professor Associado com agregação do IUCS e da FMUP e formador em várias pós-graduações. É atualmente Diretor do Departamento de Ciências, Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Laboratoriais Forenses, Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas e Coordenador do 2º Ciclo de Estudos em Ciências e Técnicas Laboratoriais Forenses do IUCS. É Fundador e atual Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF).

Oradora – Diana Dias da Silva

Diana Dias da Silva é licenciada em Ciências Farmacêuticas, desde 2007, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e Doutorada em Ciências Forenses, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), desde 2013. No mesmo ano, obteve o título de Doutoramento Europeu por Despacho Reitoral, tendo conduzido parte do seu doutoramento na UCL School of Pharmacy, London (Reino Unido). Atualmente, desenvolve atividade científica e académica em Toxicologia Clínica, Analítica e Forense, sendo Investigadora no Laboratório Associado UCIBIO-REQUIMTE, Laboratório de Toxicologia da FFUP e Membro da Comissão Coordenadora da TOXRUN – Unidade de Investigação em Toxicologia, do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). É Professora Auxiliar Convidada no IUCS, na FFUP, na FMUP e na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Possui experiência na regência e docência de várias Unidades Curriculares de vários cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Universidades Portuguesas e no estrangeiro (Reino Unido). É Membro da Equipa Europeia dos Projetos ERASMUS+, TOX-OER Learning Toxicology through Open Educational Resources, para criação de Massive Open Online Course (MOOC) e OEMONOM – Open Access Educational Materials on Naturally Occurring Molecules – Sources, Biological Activity and Use, promovidos e financiados pela UE. É Vice-presidente da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF) e Coordenadora da Sub-área Científica Crimes Ambientais. Orientou 23 dissertações de Mestrado (15 concluídas) e 7 teses de Doutoramento e participou em 32 Júris de Provas de Doutoramento e de Mestrado na área da Toxicologia. É autora de 27 resumos, 2 capítulos de um livro e 48 artigos publicados em revistas internacionais, indexadas no Journal Citation Reports da ISI Web of Knowledge com revisão por pares, 23 das quais como primeira ou última autora, e de 127 comunicações científicas (nacionais e internacionais).

Oradora – Áurea Carvalho

Áurea Marília Madureira e Carvalho licenciou-se em Ensino da Biologia e Geologia, em 2005, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Iniciou a sua atividade profissional em 2006, tendo sido Professora em várias escolas de ensino básico e secundário e Formadora em várias instituições de formação profissional. Em 2014, na Universidade do Porto, prestou provas de Doutoramento em Ciências Forenses, tendo parte do seu doutoramento sido desenvolvido no The James Hutton Institute, em Aberdeen (Escócia). Atualmente, é Professora Auxiliar no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte – CESPU, sendo Co-coordenadora do 2º Ciclo de Estudos em Ciências e Técnicas Laboratoriais Forenses e Coordenadora Pedagógica Erasmus do 1º e 2º Ciclo de Estudos em Ciências Forenses. Nesta instituição exerce também funções de regência e docência de várias Unidades Curriculares no 1º e 2º Ciclo de Estudos na área das Ciências Forenses; no 1º Ciclo de Estudos na área das Ciências da Nutrição; no 1º Ciclo de Estudos na área das Ciências Biomédicas e no 2º Ciclo de Estudos na área das Ciências Farmacêuticas. É também Orientadora Principal e Co-orientadora em dissertações do 1º e 2º Ciclo de Estudos na área das Ciências Forenses e do 3º Ciclo de Estudos na área das Ciências Biológicas. A co-orientação de dissertações do 2º Ciclo de estudos em Ciências Forenses é também realizada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde leciona também no Curso de Especialização em Perícias Forenses (Docente Externo). Atualmente é também investigadora no LAQV-REQUIMTE – Laboratório Associado para a Química Verde, Tecnologias Limpas e Processos onde desenvolve atividade científica na área da Farmacognosia e na TOXRUN – Unidade de investigação em Toxicologia. É autora de artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas com peer-review e autora de capítulos de livro nacionais e internacionais, principalmente na área das Ciências Forenses. É ainda Associada Fundadora, Tesoureira e Coordenadora das Áreas Científicas de Palinologia Forense e Geologia e Pedologia Forense, da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF).

Oradora – Inês Caldas

Inês Caldas é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e do Instituto Universitário de Ciências de Saúde – Norte. É docente das Unidades Curriculares de Medicina Dentária Forense, Antropologia Forense e Ética e Deontologia em Ciências Forenses. É membro fundador da Associação Portuguesa de Ciências Forenses e perita do INMLCF, I.P.


APEF

APEF

Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *